Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Luíse de Freitas-
dc.date.accessioned2022-06-28T17:22:44Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2022-06-28T17:22:44Z-
dc.date.issued2021-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213-
dc.description.abstractThis work aims to discuss about the literacy process through pedagogical strategies to promote the development of reading skills in English language high school classes in a Brazilian public school. As a bibliographic and qualitative research, along with the theoretical support, we applied a questionnaire with English language teachers from a public school in the city of Camaçari, state of Bahia, in the northeast of Brazil. In this study, a research was carried out addressing literacy as a support to encourage reading development in English language classes, from the perspective of pedagogical strategies and also the school’s role as a social space to put into practice pedagogical strategies used by the English language teacher to develop students’ literacy skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-28T17:22:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf: 256537 bytes, checksum: 2a44ddcd8349ed461035e78635b479fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T17:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf: 256537 bytes, checksum: 2a44ddcd8349ed461035e78635b479fc (MD5) Previous issue date: 2021-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas utilizadas por professores (as) de Língua Inglesa para o desenvolvimento do letramento através da leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Alexandre de Albuquerque-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 22/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 22/06/2022pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva discorrer sobre o processo de letramento através da habilidade de leitura nas aulas de língua inglesa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Foi aplicado um questionário com duas professoras de língua Inglesa, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Ba. Em conjunto com a análise dos dados obtidos, esse estudo buscou discutir o letramento como suporte de incentivo à leitura nas aulas de língua Inglesa, na perspectiva das estratégias pedagógicas utilizadas em torno da natureza da leitura e do letramento, especificando cada termo, do papel da escola enquanto espaço social do ensino formal da escrita e das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de língua inglesa para desenvolvimento do letramento. A partir da análise das respostas aos questionários, entendemos que as professoras participantes buscam propor atividades que envolvem práticas de letramento, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora dos seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARTON, D. HAMILTON, H. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998. FREGONEZI, Durvali Emílio. O Professor a Escola e a Leitura. Londrina: Humanidades, 2003. FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. 8.ed. São Paulo: Olho d’Água, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7ª ed. Campinas: Pontes, 2000. KLEIMAN, Ângela B. Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 1995. KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. 7 ed. São Paulo:Ática, 2009. 144 p. NASCIMENTO, Lopes. A leitura em sala de aula, desenvolvimento do hábito da leitura em turma de EJA. Salvador, 2011. RICHARDS, Jack C.; RENANDYA, Willy A. Methodology in languageteaching: An anthology of current practice, 2002. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo. Contexto, 2017. E-book. SOARES. Magda. O que é letramento. Santo André, São Paulo: Diário na escola, sexta-feira, 29 de agosto de 2003. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004.SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. SOUSA, Ana Lucia Silva; CORTI, Ana Paula; MEDONÇA, Márcia. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13 - Luíse Tavares - TCC.pdf250,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons