Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Tavares, Luíse de Freitas | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:22:44Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-18 | - |
| dc.date.available | 2022-06-28T17:22:44Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to discuss about the literacy process through pedagogical strategies to promote the development of reading skills in English language high school classes in a Brazilian public school. As a bibliographic and qualitative research, along with the theoretical support, we applied a questionnaire with English language teachers from a public school in the city of Camaçari, state of Bahia, in the northeast of Brazil. In this study, a research was carried out addressing literacy as a support to encourage reading development in English language classes, from the perspective of pedagogical strategies and also the school’s role as a social space to put into practice pedagogical strategies used by the English language teacher to develop students’ literacy skills. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-28T17:22:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf: 256537 bytes, checksum: 2a44ddcd8349ed461035e78635b479fc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-28T17:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf: 256537 bytes, checksum: 2a44ddcd8349ed461035e78635b479fc (MD5) Previous issue date: 2021-06-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores (as) de Língua Inglesa para o desenvolvimento do letramento através da leitura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Alexandre de Albuquerque | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho objetiva discorrer sobre o processo de letramento através da habilidade de leitura nas aulas de língua inglesa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Foi aplicado um questionário com duas professoras de língua Inglesa, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Ba. Em conjunto com a análise dos dados obtidos, esse estudo buscou discutir o letramento como suporte de incentivo à leitura nas aulas de língua Inglesa, na perspectiva das estratégias pedagógicas utilizadas em torno da natureza da leitura e do letramento, especificando cada termo, do papel da escola enquanto espaço social do ensino formal da escrita e das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de língua inglesa para desenvolvimento do letramento. A partir da análise das respostas aos questionários, entendemos que as professoras participantes buscam propor atividades que envolvem práticas de letramento, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora dos seus alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BARTON, D. HAMILTON, H. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998. FREGONEZI, Durvali Emílio. O Professor a Escola e a Leitura. Londrina: Humanidades, 2003. FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. 8.ed. São Paulo: Olho d’Água, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. KLEIMAN, Ângela. A concepção escolar da leitura. In: Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7ª ed. Campinas: Pontes, 2000. KLEIMAN, Ângela B. Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 1995. KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. 7 ed. São Paulo:Ática, 2009. 144 p. NASCIMENTO, Lopes. A leitura em sala de aula, desenvolvimento do hábito da leitura em turma de EJA. Salvador, 2011. RICHARDS, Jack C.; RENANDYA, Willy A. Methodology in languageteaching: An anthology of current practice, 2002. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo. Contexto, 2017. E-book. SOARES. Magda. O que é letramento. Santo André, São Paulo: Diário na escola, sexta-feira, 29 de agosto de 2003. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004.SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. SOUSA, Ana Lucia Silva; CORTI, Ana Paula; MEDONÇA, Márcia. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf | 250,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
