Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Priscilla Alves-
dc.date.accessioned2022-06-28T17:49:05Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2022-06-28T17:49:05Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23215-
dc.description.abstractThis study allows presenting the digital genre "Podcast" as a possible tool to improve the communicative skills in English language of high school students in a public school in Rio Grande do Norte. It’s an active tool with great potential for the development and refinement of communicative skills in English, as students can use it to improve their listening skills and, consequently, improve other skills such as Speaking, Writing and Reading. In order to conduct the research, Google Form questionnaires were applied to students of the 1st, 2nd and 3rd grades of high school. The results indicate a positive and promising attitude towards the use of podcast by students, as they recognize its numerous benefits and show interest in using this tool as a learning resource.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-28T17:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 15 - Priscilla Alves - TCC.pdf: 960461 bytes, checksum: 150d49ada03ab58f54398915d728d21a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T17:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 15 - Priscilla Alves - TCC.pdf: 960461 bytes, checksum: 150d49ada03ab58f54398915d728d21a (MD5) Previous issue date: 2021-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.titleGêneros Digitais no Ensino Médio: A utilização de Podcasts para o refinamento de habilidades comunicativas em Língua Inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 22/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 22/06/2022pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa apresentar o gênero digital “Podcast” como uma ferramenta possível ao aprimoramento das habilidades comunicativas em Língua Inglesa de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte. É uma ferramenta ativa com grande potencial para o desenvolvimento e refinamento das habilidades comunicativas em Língua Inglesa, pois o aluno pode utilizá-la para melhorar seu Listening e, consequentemente, aprimorar outras habilidades como o Speaking, Writing e o Reading. Para a realização da pesquisa, foram aplicados questionários a alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio pela plataforma Google Forms. Os resultados indicam uma atitude positiva e promissora sobre a utilização do Podcast por parte dos alunos, pois reconhecem seus inúmeros benefícios e demonstram interesse em utilizar essa ferramenta como recurso de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANAYA, Viviani; SANTOS, Beatriz da Silva Lessa. O Multiletramento no Processo de Alfabetização. 2º Encontro Internacional História & Parcerias. Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro, 2019). ISBN: 978-85-65957-15-1 BAKHTIN, M. Estética da criação verbal, 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Campinas. Autores Associados. 2.ed, 2005. CEBECI, Z. & TEKDAL, M. Using Podcasts as Audio Learning Objetcts. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, 2, 47-57, 2006. DERVIN F. Podcasting demystified. Revista Language, 30-31, 2006. FURTOSO, V.; GOMES, M. J. Aprendizagem e avaliação da oralidade em contextos online – o potencial dos serviços de podcasting. Disponível em <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12854/3/gomes-viviane.pdf>. Acesso em 23 de setembro de 2020. GOMES, A. F.; DE SÁ, C. G.; FIALHO, V. R. 2011. Podcast uma opção didática para o ensino de E/LE. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA), 5, Pelotas, 2011, p. 1-10. LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise e compreensão de textos. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MOURA, A., & CARVALHO, A. (2006). Podcast: para uma aprendizagem Ubíqua no Ensino Secundário. In L. P. Alonso, et al. (eds), 8th Internacional Symposium on Computer in Education. Universidad de León, León, Vol 2, 379-386.PINHEIRO, Regina Cláudia. Conceitos e modelos de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam? Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018. REIS, S. C.; GOMES, F. A. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, vol. 12, núm. 3, 2014, pp. 367-379. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ______. ENTRE PLATAFORMAS, ODAS E PROTÓTIPOS: NOVOS MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE WEB2. São Paulo: The Especialist, 2017. SAIDELLES ET AL. A utilização do Podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar. ISSN: 594-4576. 23º Seminário Internacional e Educação, Tecnologia e Sociedade, 2018. SANTOS, C. A.; GAYOZO, B. A. A. Podcast em Salas Virtuais: voz que aproxima durante a educação remota. Integra EaD 2020: Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem Campo Grande/MS, 2020. ŞENDAĞ, S.; GEDIK, N.; TOKER, S. Impact of repetitive listening, listening-aid and podcast length on EFL podcast listening. journals elsevier, USA, v. 125, p. 273- 283, out. 2018. STREET, B. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1984. ______. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy. In: Theory and practice. Current Issues in Comparative Education, London, v. 5, n. 2, May 2003. TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. DELTA, São Paulo, v. 29, n. 1, 2013. VIEIRA, M. S. P. Letramento Digital: O Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino da Leitura. Universidade Federal de Lavras/MG. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15 - Priscilla Alves - TCC.pdf937,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons