Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23231
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS E ATIVAS DE ENSINO UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO EM REANIMAÇÃO NEONATAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autor(es): SILVA, LORENA LAUANA CIRILO
Primeiro Orientador: Ramos, Valderez Araújo de Lima
Resumo: SILVA, Lorena Lauana Cirilo. Análise de Metodologias Tradicionais e Ativas de Ensino utilizadas na Capacitação em Reanimação Neonatal de Estudantes de Medicina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. A asfixia perinatal é um importante problema de saúde pública no Brasil. Ocorrem atualmente mais de mil óbitos neonatais precoces associados a ela, sendo 41% em bebês nascidos a termo. Portanto, são essenciais o conhecimento e a habilidade em reanimação neonatal para todos os profissionais que atendem RN em sala de parto, mesmo quando se esperam crianças hígidas sem hipóxia ou asfixia ao nascer, pois a reanimação neonatal eficaz e imediata salva milhares de vidas todos os anos. Nesse sentido, percebendo a importância deste tema e tendo em vista que esse ainda é um assunto pouco abordado nos cursos de saúde, sendo ainda uma lacuna na programação inclusive do internato médico, advém a necessidade de metodologias ativas e efetivas na formação técnica e humanística destes futuros profissionais de saúde. O projeto tem como objetivo analisar o aprendizado de estudantes de medicina antes e após a aplicação de metodologias tradicionais e ativas de ensino no treinamento e capacitação em reanimação neonatal orientado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Como metodologia, trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo, com abordagem quali-quantitativa. O estudo seria realizado durante o período de 12 meses (agosto de 2020 a agosto de 2021). A amostra, constituída por 100 graduandos do curso de medicina na UFPB, que estivessem dentro dos critérios de inclusão e exclusão do estudo. Como resultados, esperava-se que a aplicação de metodologias ativas de ensino tivesse um resultado mais satisfatório na compreensão e fixação do protocolo em Reanimação Neonatal da SBP. Tal modelo de ensino, bem como o cuidado humanizado, podem juntos gerar boas práticas e uma assistência em saúde segura na reanimação neonatal. Percebe-se, diante do exposto, que este projeto se mostra como uma ferramenta importante para o enfrentamento da morbimortalidade infantil e neonatal, orientando metodologias práticas efetivas na qualificação da assistência imediata aos recém nascidos em salas de parto.
Abstract: SILVA, Lorena Lauana Cirilo. Analysis of Traditional and Active Teaching Methodologies used in Training in Neonatal Resuscitation of Medical Students. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Perinatal asphyxia is an important public health problem in Brazil. There are currently more than one thousand early neonatal deaths associated with it, 41% of which are babies born at term. Therefore, knowledge and skills in neonatal resuscitation are essential for all professionals who care for newborns in the delivery room, even when healthy children without hypoxia or asphyxia are not expected to be born, as effective and immediate neonatal resuscitation saves thousands of lives every day. years old. In this sense, realizing the importance of this theme and bearing in mind that it is still a little addressed topic in health courses, still being a gap in the programming including medical internship, there is a need for active and effective methodologies in the technical and humanistic training of these future health professionals. The project aims to analyze the learning of medical students before and after the application of traditional and active teaching methodologies in training and capacity building in neonatal resuscitation guided by the Brazilian Society of Pediatrics (SBP). As a methodology, it is an experimental, exploratory, descriptive study, with a qualitative and quantitative approach. The study would be carried out during the 12-month period (August 2020 to August 2021). The sample, consisting of 100 undergraduate medical students at UFPB, who met the inclusion and exclusion criteria of the study. As a result, it was expected that the application of active teaching methodologies would have a more satisfactory result in understanding and fixing the SBP Neonatal Resuscitation protocol. Such a teaching model, as well as humanized care, can together generate good practices and safe health care in neonatal resuscitation. It can be seen, given the above, that this project proves to be an important tool for tackling infant and neonatal morbidity and mortality, guiding effective practical methodologies in the qualification of immediate assistance to newborns in delivery roo
Palavras-chave: Reanimação Neonatal
Metodologias
Internato Médico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23231
Data do documento: 5-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Lauana Cirilo Silva.pdf519,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.