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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23239
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rodrigo Gomes dos-
dc.date.accessioned2022-06-29T16:02:28Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-06-29T16:02:28Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23239-
dc.description.abstractThe business budget prepared based on the organization's strategic objectives can be considered one of the main competitive advantages and a management tool of great relevance for companies. They have increasingly faced the impact of technological advances and fierce competition guide the market, which culminates in the practice of low margins and the search for a differential to remain in operation, due to the constant changes in the economic scenario in our country. This impact is even greater when we focus on individual Microentrepreneurs. These, for the most part, usually do not have sufficient knowledge or financial resources to acquire products and/or services that improve their way of managing the business. Based on this, this study aims to demonstrate the development of a business budget as a tool capable of improving the management of an individual Microentrepreneur. The study was carried out with theoretical foundation of different types of budgets and identifying the characteristics of an MEI. To complement the work, an Individual Microentrepreneur active in the makeup and cosmetics segment in the city of Santa Rita, Paraíba, was selected, where some difficulties experienced by the company were identified through a qualitative research with the businesswoman. Finally, the applicability of the budget was demonstrated and proved, through the comparison between the calculations of the DRE for the month of February and March 2021, that it shows a net result of BRL 212.76 and BRL 503.73 respectively, causing an increase in sales of approximately 25%, even surpassing the initial goal set for the analyzed company.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-06-29T16:02:28Z No. of bitstreams: 1 TCC RODRIGO GOMES.pdf: 633703 bytes, checksum: 306a475a0627b8e7991851be70871054 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T16:02:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC RODRIGO GOMES.pdf: 633703 bytes, checksum: 306a475a0627b8e7991851be70871054 (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOrçamento empresarialpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMicroempreendedor Individualpt_BR
dc.titleOrçamento empresarial como ferramenta de gestão: estudo de caso de um microempreendedor individualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Liane Márcia Freitas e-
dc.description.resumoO orçamento empresarial elaborado com base nos objetivos estratégicos da organização, pode ser considerado como um dos principais diferenciais competitivos e uma ferramenta de gestão de grande relevância para as empresas. Elas têm cada vez mais enfrentado o impacto do avanço tecnológico e a concorrência acirrada norteiam o mercado, o que culmina na prática de margens baixas e na busca por um diferencial para se manter em operação, devido às constantes mudanças no cenário econômico do nosso país. Esse impacto é ainda maior quando focamos nos Microempreendedores individuais. Esses, em sua maioria, normalmente não possuem conhecimento ou recursos financeiros suficiente para adquirir produtos e/ou serviços que aprimorem sua forma de gerir o negócio. Com base nisso, este estudo visa demonstrar a elaboração de um orçamento empresarial como uma ferramenta capaz de melhorar a gestão de um Microempreendedor individual. O estudo foi realizado com embasamento teórico de diferentes tipos de orçamentos e identificando as características de um MEI. Para complementar o trabalho, foi selecionado um Microempreendedor Individual atuante no segmento de maquiagens e cosméticos na cidade de Santa Rita, na Paraíba, onde foram identificadas algumas dificuldades vividas pela empresa por meio de uma pesquisa qualitativa com a empresária. Por fim, a aplicabilidade do orçamento foi demonstrada e comprovou-se, através da comparação entre os cálculos da DRE do mês de fevereiro e março de 2021, que ela mostra um resultado líquido de R$ 212,76 e R$503,73 respectivamente, fazendo com que houvesse um aumento no faturamento de aproximadamente 25%, superando, inclusive, a meta inicial traçada para a empresa analisada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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