Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Antonio da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-08T12:44:31Z-
dc.date.available2021-12-05-
dc.date.available2022-07-08T12:44:31Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23305-
dc.description.abstractThe objective of this research is to verify if the teachers have any continuing education that considers the work with digital technologies and audiovisual resources in the teaching of English Language. The study also aims to discuss how much the teacher needs to be trained to be able to work profitably with digital technologies and audiovisual resources in the classroom. As for the methodological procedures, it is a quantitative-qualitative exploratory research through a field research, seeking to show evidence on the use and training of teachers in digital technologies and audiovisual resources in English language teaching. Data were presented in frames, with simple statistical treatment. The results showed that there is a great lack of training for teachers in digital technologies and audiovisual resources in education and that teachers, even with little preparation, use various technologies to teach the English language. The analyzed results demonstrate that the effective use of digital technologies in the classroom improves the development of English language learning. In this research, we conceptualized digital technologies from the theoretical conceptions of Moran (1995), Moreira and Kramer (2007), Neto (1982) and Thompson (1998).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-08T12:44:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 3 - Antônio - TCC.pdf: 859042 bytes, checksum: c7229e0445c9808993f9352be599e1d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T12:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 3 - Antônio - TCC.pdf: 859042 bytes, checksum: c7229e0445c9808993f9352be599e1d7 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectFormação continuada.pt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleA Importância da formação continuada em tecnologias digitais e recursos audiovisuais para o ensino de língua inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Pessoa da-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 07/07/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 07/07/2022pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é verificar se os professores possuem alguma formação continuada que considere o trabalho com tecnologias digitais e recursos audiovisuais no ensino de Língua Inglesa. O estudo ainda visa discutir o quanto o professor precisa ser capacitado para poder trabalhar de maneira proveitosa com as tecnologias digitais e recursos audiovisuais em sala de aula. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratório mediante uma pesquisa de campo, buscando-se evidenciar sobre a utilização e formação dos professores em tecnologias digitais e recursos audiovisuais no ensino da língua inglesa. Os dados foram apresentados em quadros, com tratamento de estatística simples. Os resultados apontaram que existe uma grande ausência quanto à formação para professores em tecnologias digitais e recursos audiovisuais em educação, e que os professores mesmo com pouco preparo se utilizam de variadas tecnologias para o ensino de língua inglesa. Os resultados analisados demonstram que o uso efetivo das tecnologias digitais em sala de aula aprimora o desenvolvimento no aprendizado de língua inglesa. Nessa pesquisa, conceituamos tecnologias digitais a partir das concepções teóricas de Moran (1995), Moreira e Kramer (2007), Neto (1982) e Thompson (1998).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.references______. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 28 out. 2021. _______. Conselho Nacional de Educação. Proposta de Diretrizes para a BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2021. BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Portal do MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2021. CHAER. G.; DINIZ. R, R, P.; RIBEIRO. E, A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia _social.pdf. Acesso em 10 de set. 2021 CNE – Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores na Educação Básica. Brasília, Imprensa Oficial, 2002. DOI: 10.22633/rpge.v0i18.9379. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379. Acesso em: 13 set. 2021. MERCADO. L, P. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias, Maceió,1999. GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005. MARTINS, Pura Lúcia O. O campo da didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, Ed.la et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 585-601 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 13 de setembro de 2021. MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. v.1, n.2. Comunicação e educação. São Paulo. 1995. MOREIRA. A, F, B.; KRAMER. S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1037-1057, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300019. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 12 de ago. 2021. NETO, F. J. S. L. Tecnologia educacional. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Brasília, ano 1, n.7, jun. 1982. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1998. TRUJILLO FERRARI, A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3 - Antônio - TCC.pdf838,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons