Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23306
Tipo: TCC
Título: A prática pedagógica dos docentes de ciências nos anos finais do ensino fundamental e sua relação com a educação ambiental
Autor(es): Silveira, Leiliane Prates da
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: O presente estudo tem o título de “A prática pedagógica dos docentes de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e sua relação com a Educação Ambiental”. Nesse sentido, pretendeu-se refletir a respeito do ensino de Ciências e a ênfase em Educação Ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando os recursos pedagógicos que auxiliam a prática do professor de Ciências. O professor detém grande responsabilidade em torno da elaboração e supervisão das práticas, contribuindo, assim, de forma eficaz na aprendizagem do educando em relação à realidade em que se insere. O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar a relação entre as propostas de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a aplicabilidade da Educação Ambiental. E como objetivos específicos: analisar a formação e saberes técnicos de professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar a importância da relação entre Educação Ambiental e ensino de Ciências; e investigar os principais métodos e práticas utilizadas no ensino de Ciências e sua relação com a Educação Ambiental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico e digital apresentando o percurso histórico do ensino de Ciências, a Educação Ambiental e sua relação com a prática do docente de Ciências. Este estudo permitiu compreender que os professores de Ciências relacionam em suas práticas a Educação Ambiental gerando uma devida preocupação no estabelecimento de um contexto educativo em que a compreensão e a suge stão de respeito à sociedade seja edificada. Verificou-se que a conscientização e preservação do meio ambiente no Ensino Fundamental são de suma relevância para as questões educacionais e sociais, visto que é necessário despertar nos discentes uma consciência cidadã, a partir das práticas pedagógicas inovadoras correlacionadas às demandas existentes.
Abstract: The present study is entitled “The pedagogical practice of Science teachers in the Final Years of Elementary School and its relationship with Environmental Education”. In this sense, it was intended to reflect on the teaching of Science and the emphasis on Environmental Education in the Final Years of Elementary School, considering the pedagogical resources that help the Science teacher practice. The teacher has great responsibility for the elaboration and supervision of practices, thus contributing effectively to the student's learning about the reality in which he/she is inserted. The general objective of this study was to analyze the relationship between the proposals for pedagogical practices developed by Science teachers with students from the Final Years of Elementary School and the applicability of Environmental Education. And as specific objectives: to analyze the training and technical knowledge of Science teachers in the Final Years of Elementary School; verify the importance of the relationship between Environmental Education and Science teaching; and investigate the main methods and practices used in Science teaching and their relationship with Environmental Education. A qualitative exploratory, bibliographical and digital research was carried out, presenting the historical path of Science teaching, Enviro nmental Education and its relationship with the practice of Science teachers. This study allowed us to understand that Science teachers relate Environmental Education in their practices, generating due concern in establishing an educational context in which understanding and the suggestion of respect for society are built. It was found that the awareness and preservation of the environment in Elementary School is of paramount relevance to educational and social issues, as it is necessary to awaken a citizen awareness in students, based on innovative pedagogical practices correlated to existing demands.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Práxis docente
Educação ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23306
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPS08072022 .pdf635,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.