Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23315| Tipo: | TCC |
| Título: | Um estudo quantitativo sobre dissertações e teses defendidas no PROLING/UFPB na área de espanhol e inglês |
| Autor(es): | Macedo, Silvia Alves |
| Primeiro Orientador: | Costa Jr, José Veranildo Lopes da |
| Resumo: | O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira têm sido, no âmbito da Linguística Aplicada, tema de pesquisas de grande relevância, principalmente no atual período de globalização. A Língua Espanhola ganhou espaço e vem crescendo muito nos últimos tempos, sendo falada por mais de 21 países e por mais de 3321 milhões de pessoas, daí a importância desta língua estrangeira no nosso sistema educacional, pois permite que os estudantes se comuniquem com outras culturas e povos e também se preparem para a vida cultural, intelectual e profissional. Mesmo sendo uma língua de destaque, o espanhol ainda tem dificuldade em aproximar a sua produção científica da Linguística Aplicada, havendo uma certa discrepância entre o inglês e o espanhol. Sabemos que essa vinculação teórica é importante para que não haja um esvaziamento ou um apagamento da língua espanhola no campo da Linguística Aplicada. Diante do contexto, o principal objetivo do nosso Trabalho de Conclusão de Curso é: Verificar, em termos quantitativos, qual o espaço ocupado pela área de espanhol nas dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB. Entre os professores vinculados à linha de pesquisa em Linguística Aplicada, chegamos a conclusão que existem 12 professores na área de Língua Portuguesa, 1 professor que atua tanto na Língua Inglesa quanto na Língua Portuguesa, 1 professor que atua na Língua Inglesa, 1 professor que atua na Língua Francesa e, infelizmente, nenhum professor atua na Língua Espanhola. Em seguida, através de uma tabela contabilizamos as Teses e Dissertações defendidas pelos alunos de Inglês e Espanhol do PROLING/UFPB subdividida da seguinte forma: autor, título e o ano que foi defendido esse trabalho, contando os anos de 2017 a 2020, o que corresponde a um quadriênio e chegamos a conclusão que existem 25 dissertações e teses defendidas pelos alunos no PROLING da UFPB na área do Inglês e apenas 2 defendidas na área do Espanhol, em campos diversos da Linguística. |
| Abstract: | La enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera ha sido, en el campo de la Lingüística Aplicada, un tema de investigación de gran relevancia, especialmente en el actual período de globalización. El idioma español ha ganado terreno y ha ido creciendo mucho en los últimos tiempos, siendo hablado por más de 21 países y por más de 3321 millones de personas, de ahí la importancia de esta lengua extranjera en nuestro sistema educativo, ya que permite a los estudiantes comunicarse con otras culturas y pueblos y también prepararse para la vida cultural, intelectual y profesional. A pesar de ser un idioma destacado, el español todavía tiene dificultades para acercar su producción científica a la Lingüística Aplicada, con cierta discrepancia entre el inglés y el español. Sabemos que este vínculo teórico es importante para que no haya vaciamiento o borrado de la lengua española en el campo de la Lingüística Aplicada. Dado el contexto, el principal objetivo de nuestro Trabajo de Conclusión de Curso es: Verificar, en términos cuantitativos, qué espacio ocupa el área española en las disertaciones y tesis defendidas en el Programa de Posgrado en Lingüística (PROLING) de la UFPB. Entre los profesores vinculados a la línea de investigación en Lingüística Aplicada, llegamos a la conclusión de que hay 12 profesores en el área de Lengua Portuguesa, 1 profesor que trabaja tanto en inglés como en portugués, 1 profesor que trabaja en inglés, 1 profesor que trabaja en lengua francesa y, lamentablemente, ningún profesor trabaja en lengua española. Luego, a través de una tabla, contamos las Tesis y Disertaciones defendidas por estudiantes de inglés y español de PROLING / UFPB, subdivididas de la siguiente manera: autor, título y año en que se defendió este trabajo, contando los años 2017 a 2020, que corresponde a un cuadrienio. y concluimos que hay 25 disertaciones y tesis defendidas por estudiantes de PROLING de la UFPB en el área de inglés y solo 2 defendidas en el área de español, en diversos campos de la Lingüística. |
| Palavras-chave: | Espanhol PROLING Dissertações Teses |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23315 |
| Data do documento: | 24-Mai-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silvia_TCC.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Silvia_Termo de autorização.pdf | 286,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
