Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23316Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ramos, Tailâne Venice | - |
| dc.date.accessioned | 2022-07-08T16:32:45Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-23 | - |
| dc.date.available | 2022-07-08T16:32:45Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23316 | - |
| dc.description.abstract | El presente trabajo es una investigación cualitativa, descriptiva, que tuvo como objetivo conocer cómo los docentes del estado de Paraíba han utilizado las herramientas tecnológicas como instrumento para ayudar en sus clases de español, ya que vivimos en un mundo donde, en la actualidad, los medios tecnológicos son fundamentales. en el proceso de comunicación, enseñanza y aprendizaje. Para ayudar a comprender el tema que se desarrolla aquí, utilizamos como referencias teóricas a autores como Kenski (2007), Belintane (2002), Soares e Colares (2020) que discuten el uso del papel de la tecnología en la enseñanza, el aprendizaje y el uso. de las TIC como ayuda al estudio de la lengua española en el aula. Mediante la aplicación de un cuestionario a los profesores de español que imparten clases en las escuelas de Paraíba, se pudo conocer la diversidad de la muestra en cuanto a los lugares de actividad, género y grupo de edad, por ejemplo, además de observar que el uso de las TIC en el aula son una constante en el día a día de estos docentes, aunque existen retos relacionados con su uso. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2022-07-08T16:32:45Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Tailâne_TCC.pdf: 981356 bytes, checksum: f26c39dac9123abbfee1645a163ad877 (MD5) Tailâne_Termo de autorização.pdf: 507509 bytes, checksum: 84b3994eb8829481d75fe088f8b92a88 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-08T16:32:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Tailâne_TCC.pdf: 981356 bytes, checksum: f26c39dac9123abbfee1645a163ad877 (MD5) Tailâne_Termo de autorização.pdf: 507509 bytes, checksum: 84b3994eb8829481d75fe088f8b92a88 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Docentes | pt_BR |
| dc.subject | Ensino da língua espanhola | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias da Informação e comunicação | pt_BR |
| dc.title | O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ensino da língua espanhola: a experiência de professores no estado da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lucena, Siomara Regina Cavalcanti de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432173017810707 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432173017810707 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, que teve como objetivo saber de que formas os professores do estado da Paraíba têm usado as ferramentas tecnológicas como instrumento para auxiliar suas aulas de língua espanhola, já que vivemos em um mundo em que, na atualidade, os meios tecnológicos vêm sendo fundamentais no processo de comunicação, ensino e aprendizagem. Para auxiliar a compreensão do tema aqui desenvolvido, utilizamos como referenciais teóricos autores como Kenski (2007), Belintane (2002), Soares e Colares (2020), os quais discorrem sobre o uso do papel da tecnologia no ensino aprendizagem e no uso das TICs como auxilio para o estudo da língua espanhola em sala de aula. Através da aplicação de um questionário junto aos professores de língua espanhola que lecionam em escolas paraibanas foi possível conhecer a diversidade da amostra no que se refere aos locais de atuação, gênero e faixa etária, por exemplo, além de observar que o uso das TICs em sala de aula é uma constante no cotidiano dos referidos docentes, apesar de existirem desafios relacionados ao seu uso. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tailâne_TCC.pdf | 958,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Tailâne_Termo de autorização.pdf | 495,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
