Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23316
Tipo: TCC
Título: O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ensino da língua espanhola: a experiência de professores no estado da Paraíba
Autor(es): Ramos, Tailâne Venice
Primeiro Orientador: Lucena, Siomara Regina Cavalcanti de
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, que teve como objetivo saber de que formas os professores do estado da Paraíba têm usado as ferramentas tecnológicas como instrumento para auxiliar suas aulas de língua espanhola, já que vivemos em um mundo em que, na atualidade, os meios tecnológicos vêm sendo fundamentais no processo de comunicação, ensino e aprendizagem. Para auxiliar a compreensão do tema aqui desenvolvido, utilizamos como referenciais teóricos autores como Kenski (2007), Belintane (2002), Soares e Colares (2020), os quais discorrem sobre o uso do papel da tecnologia no ensino aprendizagem e no uso das TICs como auxilio para o estudo da língua espanhola em sala de aula. Através da aplicação de um questionário junto aos professores de língua espanhola que lecionam em escolas paraibanas foi possível conhecer a diversidade da amostra no que se refere aos locais de atuação, gênero e faixa etária, por exemplo, além de observar que o uso das TICs em sala de aula é uma constante no cotidiano dos referidos docentes, apesar de existirem desafios relacionados ao seu uso.
Abstract: El presente trabajo es una investigación cualitativa, descriptiva, que tuvo como objetivo conocer cómo los docentes del estado de Paraíba han utilizado las herramientas tecnológicas como instrumento para ayudar en sus clases de español, ya que vivimos en un mundo donde, en la actualidad, los medios tecnológicos son fundamentales. en el proceso de comunicación, enseñanza y aprendizaje. Para ayudar a comprender el tema que se desarrolla aquí, utilizamos como referencias teóricas a autores como Kenski (2007), Belintane (2002), Soares e Colares (2020) que discuten el uso del papel de la tecnología en la enseñanza, el aprendizaje y el uso. de las TIC como ayuda al estudio de la lengua española en el aula. Mediante la aplicación de un cuestionario a los profesores de español que imparten clases en las escuelas de Paraíba, se pudo conocer la diversidad de la muestra en cuanto a los lugares de actividad, género y grupo de edad, por ejemplo, además de observar que el uso de las TIC en el aula son una constante en el día a día de estos docentes, aunque existen retos relacionados con su uso.
Palavras-chave: Docentes
Ensino da língua espanhola
Tecnologias da Informação e comunicação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23316
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tailâne_TCC.pdf958,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tailâne_Termo de autorização.pdf495,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons