Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Francisca Teixeira Araújo-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:06:49Z-
dc.date.available2021-12-07-
dc.date.available2022-07-08T18:06:49Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23321-
dc.description.abstractThis article will emphasize the relevance of the applicability of technology as an ally to English language teaching. It is noticeable and undeniable that the use of technology as a pedagogical practice is a resource that enhances the process of teaching and learning the English language, as it makes the learner develop the four skills: reading, writing, speaking and listening. The development of learners' autonomy is then promoted based on opportunities to emphasize interaction, cooperation and collaboration. In this context, the main objective of the research is to find out how the access to internet can help in the language learning process, and to verify which activities are carried out in the classroom, aiming to ascertain the contact that students have with the language and the use of technologies as a learning tool. This is a bibliographical research with a qualitative approach that uses bibliographic information, with selected documents related to the theme, and also a data search carried out at Escola Laura Alencar. The results show that students like English when used in an innovative way, with dynamic classes, and confirm that using the internet in everyday life results in improved learning, showing that the more the teacher uses instruments inserted in the daily lives of their students, the better the performance obtained in English classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-08T18:06:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 9 - Francisca - TCC.pdf: 1383890 bytes, checksum: de26e194551a6a2555f6dd2c99e1ee87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 9 - Francisca - TCC.pdf: 1383890 bytes, checksum: de26e194551a6a2555f6dd2c99e1ee87 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternet.pt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleO acesso à internet como ferramenta potencializadora do ensino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 08/07/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 08/07/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo ressaltará sobre a relevância da aplicabilidade da tecnologia como aliada ao ensino da língua inglesa. É perceptível e inegável que o uso da tecnologia como prática pedagógica é um recurso potencializador do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, pois faz com que o aprendiz desenvolva as quatros competências: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Promove-se, então, o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes a partir das oportunidades para enfatizar a interação, cooperação e colaboração. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa é descobrir como o acesso à internet pode auxiliar no processo de aprendizagem da língua, e verificar quais atividades são realizadas em sala de aula, objetivando averiguar o contato que os alunos possuem com a língua e se utilizam meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que utilizase de informações bibliográficas, com documentos selecionados relacionados ao tema, e também de uma busca de dados realizada na Escola Laura Alencar. Os resultados constatam que os alunos gostam do inglês quando trabalhado de maneira inovadora, com aulas dinâmicas, e confirmam que utilizar a internet no cotidiano resulta no aprimoramento da aprendizagem, mostrando que quanto mais o professor utiliza de instrumentos inseridos no dia a dia dos seus alunos, melhor será o rendimento obtido nas aulas de inglês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesFREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9ed. , Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1981, p.79. MORAN, José Manoel. Como utilizar a internet na educação. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/PxZcVBPnZNxv7FVcHfgMNBg/?lang=pt>. Acesso em 30 de 0utubro de 2021. CULTURA INGLESA. Habilidades linguísticas: como desenvolvê-la no inglês?[S.l] 2020 . Disponível em: https://blog.culturainglesa.com.br/habilidades-linguisticas/. Acesso em 11 de outubro 2021. CURY, Augusto, Inteligência socioemocional, Rio de Janeiro: Sextante,2019. MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa.2.ed. revista. São Paulo: Edeiçoes Loyola,1994. ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. VIEGAS, Amanda. Bilinguismo na escola: A importância do ensino de inglês na formação do aluno para o século XXI. somospar.com.br Disponível : https://www.somospar.com.br/bilinguismo-na-escola-a-importancia-do-ensino-de-ingles-na- formacao-do-aluno-para-o-seculo-xxi/ Acesso em: 11 de outubro 2021 LARA, Fabiana. Aprenda Inglês num Piscar de Olhos. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Alta Books, 2018. LIMA, José Maria Maciel. O ensino de língua inglesa com ênfase nas habilidades comunicativas: Ler, escrever, falar e ouvir. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 08, pp. 21-50. Fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/habilidades-comunicativas, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/habilidades-comunicativas FIAMONCINI, Luciana Habilidades em língua inglesa I. / Luciana Fiamoncini. Indaial: UNIASSELVI, 2018. CANO, Márcio Rogério de, O. e LIBERALI, Fernanda Coelho. Inglês: Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino Médio . Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Blucher, 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9 - Francisca - TCC.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons