Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23329
Tipo: | TCC |
Título: | Gamificação no ensino de química: a utilização da plataforma kahoot para o ensino de segurança de laboratório em aulas de química básica experimental |
Autor(es): | Silva, Renato Tavares da |
Primeiro Orientador: | Lima Junior, Cláudio Gabriel |
Resumo: | A prática de laboratório no ensino de química tem importância crucial na formação de novos professores. O trabalho laboratorial deve ser planejado e organizado cuidadosamente devido ao perigo que pode causar, logo, a segurança é um dos fatores mais importantes a serem considerados durante a condução dos experimentos de laboratório. Os produtos químicos usados nos laboratórios podem ser combustíveis, inflamáveis, cáusticos, tóxicos, corrosivos etc. Além disso, podem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente, portanto, é necessário que professores e futuros professores tenham conhecimento dos riscos e os cuidados necessários que devem ser tomados no ambiente de laboratório. Na mesma perspectiva, nos últimos anos foi perceptível um aumento significativo das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), auxiliando na construção do conhecimento e desenvolvimento do indivíduo, como forma de superar o ensino tradicional. A incorporação das metodologias ativas no processo de formação, é observada a partir das oportunidades que o ensino proporciona aos estudantes, ou seja, um comportamento mais engajado e ativo durante realização das atividades, desenvolvendo estratégias cognitivas nos processos de construção do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática baseada no uso de gamificação para o ensino de segurança em laboratório de química, através da temática GHS (Sistema Globalmente Harmonizado) na disciplina de Química Básica Experimental, ainda dentro desta proposta, recorremos ao uso da plataforma Kahoot! como instrumento avaliativo, durante aplicação de um quiz em atividade gamificada, a qual foi avaliada através material disponibilizado e questionário aplicado aos professores responsáveis pela disciplina de Química Básica Experimental, ofertada pelo Departamento de Química desta Universidade (DQ-UFPB). Foi constatado, que apesar da diferença dos anos de experiência ou formação acadêmica, os professores entrevistados reconhecem a relevância do conteúdo para a formação dos discentes, abordando-o de maneira ampla no decorrer de suas aulas. Em virtude disso, a proposta apresentou alto índice de aceitação por parte dos docentes, os quais foram unânimes ao concordar com a importância da adoção do tema em turmas de ensino médio, principalmente, devido à frequência dos acidentes domésticos e de trabalho ocasionados pelo desconhecimento do manuseio adequado dos produtos químicos do cotidiano. |
Abstract: | Laboratory practice in chemistry teaching is crucial in the training of new teachers. Laboratory work must be carefully planned and organized because of the danger it can cause, so safety is one of the most important factors to consider when conducting laboratory experiments. Chemicals used in laboratories can be combustible, flammable, caustic, toxic, corrosive, etc. In addition, they can present risks to health and the environment, therefore, it is necessary that teachers and future teachers are aware of the risks and the necessary care that must be taken in the laboratory environment. In the same perspective, in recent years there has been a noticeable increase in digital information and communication technologies (DICTs), helping to build knowledge and develop the individual, as a way of overcoming traditional teaching. The incorporation of active methodologies in the training process is observed from the opportunities that teaching provides to students, that is, a more engaged and active behavior during activities, developing cognitive strategies in the processes of knowledge construction. In this sense, this work aims to develop a proposal for a didactic sequence based on the use of gamification for teaching safety in a chemistry laboratory, through the theme GHS (Globally Harmonized System) in the subject of Basic Experimental Chemistry, still within this proposal, resort to the use of the Kahoot! as an evaluative instrument, during the application of a quiz in a gamified activity, which was evaluated through the material available and a questionnaire applied to the teachers responsible for the subject of Experi mental Basic Chemistry, offered by the Department of Chemistry of this University (DQ-UFPB). It was found that despite the difference in years of experience or academic training, the teachers interviewed recognize the relevance of the content for the training of students, approaching it in a broad way during their classes. As a result, the proposal showed a high rate of acceptance by the teachers, who were unanimous in agreeing with the importance of adopting the theme in high school classes, mainly due to the frequency of domestic and work accidents caused by the lack of knowledge of the subject. Proper handling of everyday chemicals. |
Palavras-chave: | Sistema globalmente harmonizado Kahoot Gamificação Segurança em laboratório |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23329 |
Data do documento: | 17-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RTS08072022 .pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.