Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
| Autor(es): | Silva Filho, Israel Dias da |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
| Resumo: | O tema dessa dissertação surgiu por inquietações pessoais, sociais e científicas ao buscar problematizar o fenômeno da etnia cigana nas políticas educacionais. Sendo o contato com os ciganos/ciganas do município de Sousa-PB, em 2010, a identidade temática e a ausência de estudos sobre a etnia cigana, em nosso Programa de Pós- Graduação (PPGE), elementos impulsionadores, para esta pesquisa. Teve como objetivo geral analisar os processos de (in)visibilidade e marginalização dos ciganos fixados no município de Sousa-PB frente às Políticas Educacionais garantidas na legislação. O percurso metodológico trilhou a partir de uma abordagem qualitativa com métodos de procedimento exploratório, descritivo e histórico, numa perspectiva fenomenológica de Husserl e da análise do conteúdo, temática (BARDIN, 2009). A perspectiva teórica realizou uma tessitura contextualizada de reflexões e diálogos com os marcos legais das políticas educacionais (BRASIL, 1988; BRASIL, 1994; BRASIL, 2001) e com estudiosos do fenômeno da etnia cigana. Procuramos responder: Quais os processos de (in)visibilidade e marginalização dos ciganos fixados no município de Sousa-PB frente às Políticas Educacionais garantidas na legislação? Os resultados apontaram que as políticas ditas universalistas invisibilizam a etnia cigana, e que algumas políticas focalizadas para os chamados Povos Tradicionais possibilitam orientações para uma educação contextualizada, mas o distanciamento entre o currículo prescrito nas legislações e o ocorrido nas escolas provoca um hiato. A pesquisa de campo apresentou caminhos e descaminhos que apontaram possibilidades de inclusão ou exclusão para a Comunidade Cigana de Sousa/Paraíba. |
| Abstract: | No abstract. RESUMEN. El tema de esta disertación surgió a partir de inquietudes personales, sociales y científicas al buscar problematizar el fenómeno de la etnia gitana en las políticas educativas. Como el contacto con los gitanos en la ciudad de Sousa-PB, en 2010, la identidad temática y la ausencia de estudios sobre la etnia gitana en nuestro Programa de Posgrado (PPGE), elementos impulsores de esta investigación. Su objetivo general fue analizar los procesos de (in) visibilidad y marginación de los gitanos establecidos en la ciudad de Sousa-PB en relación a las Políticas Educativas garantizadas en la legislación. El camino metodológico siguió desde un enfoque cualitativo con métodos de procedimiento exploratorio, descriptivo e histórico, en una perspectiva fenomenológica de Husserl y de análisis de contenido temático (BARDIN, 2009). La perspectiva teórica realizó un tejido contextualizado de reflexiones y diálogos con los marcos legales de las políticas educativas (BRASIL, 1988; BRASIL, 1994; BRASIL, 2001) y con estudiosos del fenómeno de la etnia gitana. Intentamos responder: ¿Cuáles son los procesos de (in) visibilidad y marginación de los gitanos instaurados en la ciudad de Sousa-PB ante las Políticas Educativas garantizadas en la legislación? Los resultados mostraron que las llamadas políticas universalistas invisibilizan la etnia gitana, y que algunas políticas enfocadas a los llamados Pueblos Tradicionales dan pautas para una educación contextualizada, pero la distancia entre el currículo prescrito en la legislación y lo sucedido en las escuelas provoca una pausa. La investigación de campo presentó caminos y desvíos que apuntaban posibilidades de inclusión o exclusión para la Comunidad Gitana de Sousa / Paraíba. |
| Palavras-chave: | Políticas educacionais Etnia cigana Invisibilidade social Marginalização Políticas educativas Etnia gitana Invisibilidad social Marginación |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341 |
| Data do documento: | 2-Fev-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IsraelDiasDaSilvaFilho_Dissert.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
