Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23356
Tipo: TCC
Título: Esteroides e hormônios sexuais: uma proposta de sequência didática com enfoque CTS para o ensino de química orgânica
Autor(es): Santos, Viviane Bernardo dos
Primeiro Orientador: Lima Junior, Claudio Gabriel
Resumo: O ensino de Química, especialmente Química Orgânica, vem sendo marcado por metodologias tradicionais que priorizam a memorização e se encontram distantes da realidade dos alunos. A contextualização dos conteúdos químicos com o cotidiano dos estudantes é um recurso essencial para uma aprendizagem significativa. O presente trabalho tem como objetivo propor uma Sequência Didática (SD) com uma perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A SD consiste na utilização da temática Esteroides e Hormônios Sexuais para o ensino de Química Orgânica, em turmas de 3° ano do Ensino Médio, com foco nos conteúdos de Funções Orgânicas, Classificação de cadeias, Polaridade e Solubilidade de Compostos Orgânicos. A proposta foi avaliada por professores do ensino médio e os mesmos comprovaram que o uso do tema, apresenta um grande potencial para obtenção de resultados mais efetivos, capaz de proporcionar o entendimento dos conceitos, além de contribuir para a compreensão das atividades hormonais no organismo. Deste modo, busca-se colaborar com o trabalho docente por meio de uma abordagem que explora a utilização dos Esteroides e Hormônios Sexuais para um ensino contextualizado de Química Orgânica oportunizando um estudo da química mais significativo, quebrando paradigmas de um ensino tradicional mecânico e conduzindo a um desenvolvimento de caráter social, colaborando com a formação de cidadãos críticos conscientes e responsáveis diante de questões sociocientíficas.
Abstract: The teaching of Chemistry, especially Organic Chemistry, has been marked by traditional methodologies that prioritize memorization and are far from the reality of students. The contextualization of chemical content with the daily life of students is an essential resource for meaningful learning. The present work aims to propose a Didactic Sequence (SD) with a Science, Technology and Society (CTS) perspective. The SD consists of the use of the Steroids and Sex Hormones theme for the teaching of Organic Chemistry, in 3rd year high school classes, focusing on the contents of Organic Functions, Chain Classification, Polarity and Solubility of Organic Compounds. The proposal was evaluated by high school teachers and they proved that the use of the theme has great potential to obtain more effective results, capable of providing the understanding of concepts, in addition to contributing to the understanding of hormonal activities in the body. In this way, we seek to collaborate with the teaching work through an approach that explores the use of Steroids and Sex Hormones for a contextualized teaching of Organic Chemistry, providing an opportunity for a more significant chemical study, breaking paradigms of a traditional mechanical teaching and leading to a development of social character, collaborating with the formation of conscious and responsible critical citizens in the face of socio-scientific issues.
Palavras-chave: Ensino de química orgânica
Esteroides
Hormônios sexuais
Sequência didática - Ciência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23356
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBS08072022.pdf621,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.