Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23388| Tipo: | TCC |
| Título: | O pensamento computacional e a robótica educacional |
| Autor(es): | Oliveira, Dayvidson Ribeiro de |
| Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudencio do |
| Resumo: | O presente trabalho trata da importância da Robótica Educacional (RE) e do Pensamento Computacional (PC) no ambiente escolar, principalmente no que diz respeito à sua relação com a disciplina de Matemática. Na discussão teórica autores como Wing (2006), Maisonnette (2002) e outros, tratam dos temas destacados e na perspectiva prática foi realizado um estudo de campo em duas escolas estaduais na cidade de João Pessoa na Paraíba, nos anos de 2016 a 2018, nas quais foi montado um Laboratório de Robótica e trabalhados os conceitos utilizando os kits de robótica disponibilizados pelo governo do estado. O texto traz, de modo mais detalhado, essas experiências vivenciadas em uma das escolas. Nesse período, além de desenvolver um curso de formação em robótica para os estudantes da escola, também foi trabalhada a orientação para participação de torneios municipais e estaduais de robótica representando a escola. Durante o tempo da pesquisa percebeu-se, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, a importância da robótica para o desenvolvimento lógico e social dos alunos(as), estimulando o trabalho em equipe e colaborativo, e sua contribuição para o desenvolvimento de elementos relacionados às bases do Pensamento Computacional e Matemático. |
| Abstract: | The present work deals with the importance of Educational Robotics (ER) and Computational Thinking (CT) in the school environment, especially with regard to their relationship with the discipline of Mathematics. In the theoretical discussion, authors such as Wing (2006), Maisonnette (2002) and others, deal with the highlighted themes and in the practical perspective, a field study was carried out in two state schools in the city of João Pessoa in Paraíba, in the years 2016 to 2018, in which a Robotics Laboratory was set up and concepts were worked on using robotics kits made available by the state government. The text brings, in more detail, these experiences lived in one of the schools. During this period, in addition to developing a training course in robotics for the school's students, guidance was also provided for participation in municipal and state robotics tournaments representing the school. During the research time, it was noticed, both from a theoretical and practical point of view, the importance of robotics for the logical and social development of students, stimulating teamwork and collaborative work, and its contribution to the development of elements related to the bases of Computational Thinking and Mathematical. |
| Palavras-chave: | Robótica educacional Pensamento computacional Ensino-aprendizagem de matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23388 |
| Data do documento: | 21-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DRO11072022.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
