Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Thayná dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-11T18:47:28Z-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-07-11T18:47:28Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23407-
dc.description.abstractThe shared economy is a contemporary trend that reveals itself as an alternative for consumers who prioritize adherence to the sharing of goods and services to the detriment of their ownership. Such prioritization denotes the rise of streaming services, evidencing a new consumption pattern in which consumers tend to pay for the experience of enjoying products made available in the services, even temporarily, instead of purchasing them. Considering the impacts already promoted by this trend, and its growth in the digital market, there is a need to better understand it. The objective of this work is to analyze the perception of value under the multidimensional perspective proposed by Sheth, Newman and Gross (1991). This perspective is based on five value drivers that influence, in a different and independent way, the practice of music consumption through access to the Spotify streaming platform. To achieve the objective, an exploratory research was carried out on the concepts that encompass this area of investigation. Among the contributions of this research, a consumer with the habit of conscious consumption and sustainable alternative was discovered, creating a new understanding of value perception. This value is based on the principle of meeting your needs and, at the same time, having a good cost-effective offer, currently found in the streaming service. This suggests a successful, sustainable and profitable business model, with great potential for economic development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-08T14:22:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynáDosSantosGomes_Dissert.pdf: 9075634 bytes, checksum: 8135871a9d0fdae977ce21c31c3da196 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-11T18:47:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynáDosSantosGomes_Dissert.pdf: 9075634 bytes, checksum: 8135871a9d0fdae977ce21c31c3da196 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-11T18:47:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynáDosSantosGomes_Dissert.pdf: 9075634 bytes, checksum: 8135871a9d0fdae977ce21c31c3da196 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção de valorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.subjectValue perceptionpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectAccesspt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.titleA percepção de valor na prática do consumo de música através do acesso na plataforma de streaming spotifypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Ed Porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098763826166873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118627944601814pt_BR
dc.description.resumoA economia compartilhada é uma tendência contemporânea que se revela como alternativa aos consumidores que priorizam a aderência ao compartilhamento de bens e serviços em detrimento da propriedade destes. Tal priorização denota ascensão de serviços de streaming, evidenciando um novo padrão de consumo em que os consumidores tendem a pagar pela experiência de usufruir produtos disponibilizados nos serviços, mesmo que temporariamente, ao invés de adquiri-los. Considerando os impactos já promovidos por essa tendência, e o seu crescimento no mercado digital, surge a necessidade de melhor compreendê-la. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de valor sob a ótica multidimensional proposta por Sheth, Newman e Gross (1991). Esta ótica é fundamentada em cinco impulsionadores de valor que influenciam, de modo diferente e independente, na prática do consumo de música através do acesso na plataforma de streaming Spotify. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa exploratória sobre os conceitos que englobam esta área de investigação. Dentre as contribuições dessa pesquisa, descobriu-se um consumidor com o hábito de consumo consciente e de alternativa sustentável, criando um novo entendimento de percepção de valor. Valor este que tem como princípio atendar às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, tenha uma boa oferta de custo-benefício acessível, hoje encontrada no serviço de streaming. O que sugere um modelo de negócios bem-sucedido, sustentável e rentável, apresentando um grande potencial de desenvolvimento econômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaynáDosSantosGomes_Dissert.pdf8,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons