Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cordeiro, Daniel Antonino | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T14:40:09Z | - |
dc.date.available | 2022-07-11 | - |
dc.date.available | 2022-07-12T14:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23411 | - |
dc.description.abstract | Traditionally , teaching practices in elementary and high school are marked, in all fields, by the mere transference of knowledge. The limitations of this method act in a particularly accentuated way on Science and Biology teaching with impacts in the process of scientific literacy , a fundamental aspect in the student’s training course. The investigative method of teaching is a pedagogically promising alternative in these fields, not only by offering the students an active role in building knowledge, but also by demonstrating and effecting the scientific method in the classroom. In this work there are some successful examples of the application of the investigative method in elementary and high school, as well as a proposal for future teachers based on the research. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-12T14:40:09Z No. of bitstreams: 1 DAC11072022.pdf: 3927685 bytes, checksum: ef4a248e9ff14f4bf4ddf1f57303750e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-12T14:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAC11072022.pdf: 3927685 bytes, checksum: ef4a248e9ff14f4bf4ddf1f57303750e (MD5) Previous issue date: 2022-06-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.title | A importância do método investigativo no ensino de ciências e biologia: aplicações e propostas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Severo, José Leonardo Rolim de Lima | - |
dc.description.resumo | Tradicionalmente, as práticas de ensino na Educação Básica são marcadas, em todas as áreas de conhecimento, pela mera transmissão de conhecimentos. As limitações desse método atuam de forma particularmente acentuada no ensino de Ciências e Biologia com impactos no processo de alfabetização científica, dimensão fundamental na formação a ser construída com os(as) alunos(as). O ensino feito através do método investigativo é uma alternativa pedagogicamente promissora nessa área, não só apenas por proporcionar aos(às) alunos(as) um papel ativo na construção do conhecimento, como ao demonstrar e efetuar o método científico em sala de aula. Neste trabalho encontram-se alguns exemplos bem-sucedidos de aplicações do método investigativo no ensino básico, bem como uma proposta para os futuros professores baseadas na pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAC11072022.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.