Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Edna De Sousa-
dc.date.accessioned2022-07-12T17:31:02Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2022-07-12T17:31:02Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23415-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the importance of technological tools in English language classes, since, in the current year of 2021, due to a pandemic caused by COVID-19, a technology known to be a major protagonist in the realization of classes with distance social. Therefore, a bibliographical research was carried out in books and articles available in digital databases, of a qualitative nature, classified as exploratory and descriptive. From the research carried out, it was possible to understand that digital technologies can enhance English language learning, making classes more dynamic and attractive for students through different resources, such as online games, movies, videos, applications and social networks. It was also possible to understand the importance of preparing documents for the use of digital resources, being essential that there is continued training of English language teachers. Given the results achieved in this research, it is clear that issues relating to the importance of technological tools for learning English are raised and reflected by the academic environment, such is the importance of this research having been carried out.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-12T17:31:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Maria Edna - TCC.pdf: 873084 bytes, checksum: 90dff2d67004177265cf71d97c0ecb95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-12T17:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 13 - Maria Edna - TCC.pdf: 873084 bytes, checksum: 90dff2d67004177265cf71d97c0ecb95 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitais.pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa.pt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino.pt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa: importância dessas ferramentas para o aprendizado do inglêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 11/07/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 11/07/2022pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo discutir a importância das ferramentas tecnológicas nas aulas de língua inglesa, visto que no corrente ano de 2021, devido a pandemia ocasionada pela COVID-19 no início de 2020, a tecnologia se mostrou a grande protagonista na realização das aulas com o distanciamento social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos disponíveis em bases digitais, de natureza qualitativa, classificada como exploratória e descritiva. A partir das pesquisas realizadas, foi possível compreender que as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem da língua inglesa, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos por meio de diferentes recursos, tais como jogos on-line, filmes, vídeos, aplicativos e redes sociais. Foi possível compreender também a importância da devida preparação dos docentes para o uso dos recursos digitais, sendo fundamental que haja uma formação continuada dos professores de língua inglesa. Diante dos resultados alcançados nessa pesquisa, ficou claro que questões referentes à importância das ferramentas tecnológicas para o aprendizado do inglês sejam levantadas e refletidas pelo meio acadêmico, tal a importância dessa pesquisa ter sido realizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, p 1998. CURY, M. E. 5 aplicativos para estudar inglês em 2020. Disponível em: Examehttps://exame.com › Tecnologia. Acesso em: 17 de nov. 2021. DAY, K. Ensino de língua estrangeira no Brasil: Entre a escolha obrigatória e a obrigatoriedade voluntária. Revista Escrita. Rio de Janeiro, n. 15, p.1-7, dez., 2012. FONTOURA, J. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. Brasil, 2018. Disponível em: https://www.nic.br, Acesso em 20 de nov. 2021. FREITAS, A. N. D. A Importância da Utilização das Novas Tecnologias nas Aulas de Língua Estrangeira no Ensino Fundamental e Médio. Campina Grande – PB, 2017. HOLDEN, S. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo, 1. ed., 2009. JÚNIOR, J. H. S. O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira. Brasília, ANO 6 - Nº 6 - 1/2012. Disponível em: Estrangeirahttp://www.helb.org.br › index.php › ano-6-no-6-12012. Acesso em: 23 mai. 2021. LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. MORAIS, I. O. D.; GARCIA, T. C. M.; RÊGO, M. C. F. D.; ZAROS, L. G.; GOMES, A. V. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula [recurso eletrônico]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571151. Acesso em 01 nov. 2021. NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no com texto educacional. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. 1, p. 33-48, dez. 2006. OLIVEIRA, M. V. S. O. A Língua Inglesa no Ensino Fundamental: Algumas reflexões a partir da BNCC. Mamanguape – PB, 2021. OLIVEIRA, M. V. S. O. Importância do ensino de língua inglesa em sala de aula. Itaporanga – PB, 2018. POLIDÓRIO, V. O Ensino de Língua Inglesa no Brasil. Travessias, Paraná, v.8, n.8. p. 340 - 346, 2014. ROSS, A. D.; DAHMER, A. M.; MEDEIROS, F. M. B.; MARTINS, C. B. M. J. Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da COVID-19: a visão dos professores de escolas de línguas de Curitiba sobre o ensino com crianças. UniRede, v. 8, n. 1, 2021. SEGATY, K.; BAILER, C. O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 262-271, jan./abr. 2021. SOUZA, M. S. A.; NICOLAIDES, C. S. “Eu vejo que eles estão engajados”: mediação, interação e investimento no desenvolvimento da compreensão leitora em Língua Inglesa em contexto de ensino remoto emergencial. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, 2021. Terra Nova. Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?. 2015 Disponível em: Terrahttps://www.terra.com.br › Notícias › Educação. Acesso em: 20 de nov. 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13 - Maria Edna - TCC.pdf852,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons