Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Syrlana Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T17:31:42Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06 | - |
dc.date.available | 2022-07-12T17:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23416 | - |
dc.description.abstract | The aim of this article is to investigate the role of the Internet and information and communication technologies as an English language teaching tool of the public network of the municipality of Pedras de Fogo, to survey the technological tools used by teachers, investigate whether there was training of fered to teachers and how the class evaluation was done during the pandemic. The qualitative research-action type, took from online questionnaire done in Google Forms and sent to active English language teachers of the two public schools that of fer Elementary II in the municipality , where graphs and tables were generated to better visualize the data. And these data showed the lack of training courses to prepare teachers for the new reality of their classroom, which went from the classroom to the virtual environment, leaving it up to the teachers themselves to look for this adequacy . The pandemic will pass at some point, but the experience of having digital resources and technology within the classroom as a valuable ally , facilitation and greater reach of communication with students' parents through Whatsapp group, this will not pass. This research showed some of the reality of what it was like to be a public school teacher in an inner city during the pandemic. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-12T17:31:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - Syrlana - TCC.pdf: 519053 bytes, checksum: 493f41fdd4dfaee671f9476aff9eb863 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-12T17:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - Syrlana - TCC.pdf: 519053 bytes, checksum: 493f41fdd4dfaee671f9476aff9eb863 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial; | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa; | pt_BR |
dc.subject | Recursos Digitais; | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | O uso da internet e das Tecnologias da Informacão e Comunicacão como ferramenta de ensino de língua inglesa durante o ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Osias, Juliene Paiva de Araúio | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 11/07/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 11/07/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é investigar qual foi o papel da Internet e das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de ensino de Língua Inglesa da rede pública do município de Pedras de Fogo, fazendo-se um levantamento das ferramentas tecnológicas utilizadas pelo professor , investigando se houve capacitação oferecida aos docentes e como foi feita a avaliação das turmas durante a pandemia. A pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação deu-se a partir de questionário online feito no Google Forms e enviado aos professores ativos de Língua Inglesa das duas escolas da rede pública que oferecem o Ensino Fundamental II no município, de onde foram gerados gráficos e tabelas para melhor visualização dos dados. E esses dados mostraram a falta de cursos de formação para preparar o docente para a nova realidade de sua sala de aula, que saiu do ambiente presencial para o virtual, deixando a car go dos próprios professores buscar por essa adequação. A pandemia vai passar em algum momento, mas a experiência de se ter recursos digitais e tecnologia dentro da sala de aula como um aliado valioso, a facilitação e o maior alcance da comunicação com os pais dos alunos através de grupo no Whatsapp , isso não vai passar . Essa pesquisa mostrou um pouco da realidade de como foi ser professor da rede pública em uma cidade do interior durante a pandemia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, E. V . F . Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades de Interação. Cadernos do CNLF . Rio de Janeiro: CiFEFiL, v . XV , n. 5, t. 1. , p. 633- 639, 201 1. ARRUDA, E. P .. Educação Remota Emer gencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede: Revista de Educação a Distância , Porto Alegre, v . 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www .aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 . Acesso em: 27 de out. 2021. BEHAR, P . A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação à Distância. 2020. Disponível em: https://www .ufr gs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emer gencial-e-a-educacao-adistancia . Acesso em: 22 de set. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, 2018. FREIT AS, A. N. D.. A Importância da Utilização das Novas T ecnologias nas Aulas de Língua Estrangeira no Ensino Fundamental e Médio. Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano. 2017. 30 f. TCC ( Graduação), Licenciatura em Letras – Língua Espanhola, Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. GOVERNO DE PEDRAS DE FOGO. Instagram: @pmpfoficial . Disponível em: https://www .instagram.com/pmpfoficial/?hl=pt-br . Acesso em: 20 de nov . 2021. HODGES. C. Diferenças entre o Aprendizado Online e o Ensino Remoto de Emer gência. Revista da Escola, Pr ofessor , Educação e T ecnologia . 2020. Recife-PE, v . 2, n. 2, p. 1-12 Julho/2020. Disponível em: http://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em 19 de out. 2021. IBGE - INSTITUT O BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E EST A TÍSTICA. Pedras de Fogo . Disponível em: https://cidades.ibge.gov .br/brasil/pb/pedras-de-fogo/panorama . Acesso em: 23 de set. 2021. JÚNIOR, J. H. S.; COOPLEM ; BRASÍLIA; COST A, K. O Uso da T ecnologia no Ensino de Língua Estrangeira. HELB - História do Ensino de Línguas no Brasil. Disponível em: http://www .helb.or g.br/index.php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-uso-da-tecnologia-noensino-de-lingua-estrangeira. Acesso em: 15 de out. 2021. MAQUINÉ, G. O.; COELHO, I. M. W . S.; FIGUEIREDO, S. Ferramentas Digitais para o Ensino Remoto de Línguas Adicionais em T empos de Pandemia: Considerações sobre o Duolingo. Revista de Estudos e Pesquisas sobr e Ensino T ecnológico (EDUCITEC) , v . 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e157020, 2020. SOUSA, C. H. A.; OLIVEIRA, F . T . C.; MAR TINS, E. S. Ensino de Língua Inglesa e Cultura Digital em T empos de Pandemia: o Desafio de Superar o Curto Espaço de T empo entre o Dito e o V ivido. Revista Docência e Ciber cultura , [S.l.], v . 4, n. 3, p. 141-160, dez. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www .e-publicacoes.uerj.br/index.php/redoc/article/view/53901 . Acesso em: 12 de out. 2021. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
14 - Syrlana - TCC.pdf | 506,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons