Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Viviane Pereira-
dc.date.accessioned2022-07-12T17:32:17Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2022-07-12T17:32:17Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23417-
dc.description.abstractWith the globalization of the internet and the development of technology, the use of social networks for communication, work and entertainment is increasingly being used. It turns out that, as they were essentially developed in a country whose native language is English, expressions and terms are commonly used, however, not every user has a command of the language, which can hinder access, as well as the use of networks. Given the above, this work aims to understand how the English language influences access to the internet and social networks, as well as social networks that can influence the learning of the English language. The study was carried out through an exploratory, qualitative and bibliographic research. Studies point to the use of networks as a great complementary alternative, as they allow greater interaction not only with the language, but with native speakers, strengthening knowledge with the informally spoken language and not only with grammar, as taught at Schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-12T17:32:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - Viviane - TCC.pdf: 932323 bytes, checksum: 4c4aa9f4ab551bd12417e32d475c38a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-12T17:32:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 17 - Viviane - TCC.pdf: 932323 bytes, checksum: 4c4aa9f4ab551bd12417e32d475c38a9 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternet.pt_BR
dc.subjectRedes sociais.pt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa.pt_BR
dc.titleA influência da língua inglesa nas redes sociais: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de Medeiros-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 11/07/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 11/07/2022pt_BR
dc.description.resumoCom a globalização da internet e o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais o uso de redes sociais para comunicação, trabalho e entretenimentos estão sendo utilizados. Ocorre que, por terem sido essencialmente desenvolvidas no país cuja linguagem nativa é o Inglês, expressões e termos são comumente empregados, entretanto, nem todo usuário possuí um domínio da língua, podendo dificultar o acesso, bem como a utilização das redes. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo compreender como a língua inglesa influencia no acesso à internet e redes sociais bem como as redes sociais podem vir a influenciar no aprendizado da língua inglesa. A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de natureza qualitativa. Estudos apontam o uso das redes como sendo uma ótima alternativa complementar, visto que elas permitem uma maior interação não só com a língua, mas com os nativos, fortalecendo o conhecimento com a língua falada de forma informal e não somente com a gramática, como ensinado nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAIRES, Isadora Santigo. O uso do Twitter como ferramenta de aprendizagem incidental no multiletramento em inglês em para alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais. 2018. 130 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. ALENCAR, Edvonete Souza; ALMOULOUD, Saddo Ag. A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, p. 204-220, 2017. ARAGÃO, Rodrigo; LEMOS, Laís. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. Polifonia, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, 2017. ARAÚJO, Júlio C.; COSTA, Sayonara Melo; DIEB, Messias. O Twitter e o ensino de língua inglesa em 140 caracteres. Educação & Tecnologia, v. 16, n. 3, 2012. BRAGA, Roberta. Para novas gerações, saber inglês é questão de "sobrevivência" em grupo social. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/wiseup/para-novas-geracoes-saber-ingles-e-questao-de-sobrevivencia-em-grupo-social06mq32rdoxfh9q95hwlxfr42l/. Acesso em: 07 nov. 2021. CAVALCANTE, Zedequias Vieira; SILVA, Mauro Luis Siqueira da. A importância da Revolução Industrial no mundo da tecnologia. VII EPCC: Encontro Internacional de Produção Científica. Maringá – Paraná; CESUMAR. Out, 2011. COELHO, André Luiz Prates; PRATES, Ana Lúcia Paiva Luz. A língua inglesa como instrumento facilitador nas negociações, em tempos de globalização. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 8, n. 8, 2021. COSTA, Ana Maria Nicolaci da. Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 18, p. 193-202, 2002. CRUSE, Rui Manuel; PECK, Erick Rodrigues. A Importância do Inglês para as tecnologias da informação. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2012. D’AMBROSIO, Izabel Silva Souza et al. Tecnologia e educação aberta e digital: novos enfoques na contemporaneidade. Ponta Grossa, Pr: Atena, 2020. DIAS, Iky Anne; ARAGÃO, Rodrigo Camargo. Multiletramentos, Facebook e ensino de inglês na escola pública. Calidoscópio, v. 12, n. 3, p. 380-389, 2014. DUARTE, Roseane Kellen dos Santos. O inglês como instrumento do imperialismo: língua global e o processo de alienação. 2018. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018. FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso, revela a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia. 2020. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-424-milhoes-dispositivos-digitais-uso-revela31a-pesquisa-anual-fgvcia. Acesso em: 15 nov. 2021. GALLARDO, Bárbara Cristina. Letramentos digitais e aprendizagem de língua inglesa nas redes sociais virtuais. Linguagem, Tecnologia e Educação. São Paulo: Petrópolis, p. 302-312, 2010. GODOI, Maiko Gustavo; ARAÚJO, Liriane Soares. A internet das coisas: evolução, impactos e benefícios. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 19-30, 2019. GRIGOLETTO, Marisa. O inglês na atualidade: uma língua global. 2021. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/elb2/pages/artigos/lerArtigo.lab?id=98. Acesso em: 09 nov. 2021. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CONCLA (Comissão Nacional de Classificação). Atlas Geográfico Escolar. 2019. Disponível em: https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/97-7a12/7a12-vocesabia/curiosidades/1531-idiomas-na-internet.html. Acesso em: 04 nov. 2021. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materiasespeciais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acesso em: 15 nov. 2021. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2020. 2020. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_20 20.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021. histórica. Cadernos Aslegis, v. 17, n. 48, p. 11-45, 2013. LOPES, Luiz Paulo da Moita. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 24, p. 309-340, 2008. LORENZO, Eder Maia. A utilização das redes sociais na educação. 3. ed. Rio de Janeiro - RJ: Clube de Autores, 2013. MAGALHÃES, Sigrid Rochele Gusmão Paranhos. Desafios para um ensino contextualizado e crítico do inglês como a língua do mundo. Cenas Educacionais, v. 1, n. 1, p. 185-206, 2018. MORAIS, Carolina; FILHO, José Aires de Castro; FREIRE, Raquel Santiago. Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2018. PEREIRA, Adriano; SIMONETTO, Eugênio de Oliveira. Indústria 4.0: conceitos e perspectivas para o Brasil. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, 2018. PIRES, Eliane Cristine Raab. A língua inglesa: uma referência na sociedade da globalização. Bragança · Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2002. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/215. Acesso em: 09 nov. 2021. PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012. PRUDENTE, Natália. O uso da affordance “faça sua pergunta” no Instagram para ensino de língua inglesa. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2018. RIBAS, Raphaela. O Globo. Você realmente fala bem em inglês ou é só embromation? 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/emprego/voce-realmente-fala-bem-em-ingles-ouso-embromation-23577552. Acesso em: 04 nov. SANTOS, Lourival Santana; ARAÚJO, Ruy Belém de. A Revolução Industrial. 2021. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/10264518102016Historia_economica_ geral_e_do_brasil_Aula_03.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021. SANTOS, Sandro. Introdução à Indústria 4.0: saiba tudo sobre a revolução das máquinas. SS Investimentos, 2018. SILVA, Marivalda Pereira da. Novas possibilidades para aprender a língua inglesa com o uso dos dispositivos móveis. 2016. 32 f. Monografia - Curso de Educação na Cultura Digital, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis - SC, 2016. SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates da. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas. Psicologia: ciência e profissão, v. 24, p. 42-51, 2004. SILVEIRA, Shirlene Chagas da. O uso do WhatsApp no auxílio ao ensino da língua inglesa. 2020. 8f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. SOUTO, Alynne Maira Barbosa. O Uso das Redes Sociais no Processo de EnsinoAprendizagem da Língua Inglesa: O Facebook. Porto das Letras, v. 1, n. 2, p. 66-79, 2015. SOUZA, Sonia M.; CAETANO, Joane M.; PAULA, Ezequiel G. O processo ensinoaprendizagem de língua inglesa e a rede Facebook como ferramenta pedagógica. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Anais... v. 5, n. 1, p. 1-5, 2016. TELES, Joseilde Maria. O valor de aprender Inglês: construção de valores por adultos estudantes de língua inglesa sob a ótica piagetiana. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, 2014. THEODO, Thiago. Inglês: a língua oficial da internet. a língua oficial da internet. 2019. Disponível em: https://brasil.cambly.com/ingles-a-lingua-oficial-da-internet/. Acesso em: 04 nov. 2021. TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, v. 34, p. 93-104, 2005. WARSCHAUER, Thomas. The role of universities in the development of the personal financial planning profession. Financial Services Review, v. 11, n. 3, p. 201, 2002. ZARDINI, Adriana Sales. O uso do WhatsApp na sala de aula de Língua Inglesa–relato de experiência em um curso de idiomas. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 6, p. 224-235, 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
17 - Viviane - TCC.pdf910,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons