Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23425
Tipo: TCC
Título: Educação especial no ensino de química: Mapeamento de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais
Autor(es): Araújo, Ana Claudia de Lima
Primeiro Orientador: Moreira, Dayse das Neves
Primeiro Coorientador: Geglio, Paulo César
Resumo: O caminho da Educação Especial teve início no século XVI, com médicos e pedagogos, que acreditaram que era possível educar a todos. No entanto, um longo caminho foi necessário até promulgação da Declaração de Salamanca, no ano de 1994, documento que trata dos princípios, políticas e práticas na no âmbito da Educação Especial. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) surge com um grande apoio às normativas já elencadas pela Constituição Federal, regulamentando a necessidade de haver apoio especializado para atender os alunos com deficiência. No contexto do ensino de Química e, considerando as especificidades intrínsecas da área, é necessário que os professores estejam preparados para receber o público com deficiência em sua sala de aula. Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica através do mapeamento de artigos científicos sobre o ensino de Química, publicados em periódicos nacionais e internacionais, no âmbito da Educação Especial. Para que os objetivos específicos fossem alcançados, foi realizada uma busca de artigos no Portal de Periódicos da Capes, posteriormente os artigos foram selecionados e classificados para a análise de conteúdo. A busca compreendeu um espaço temporal de 1994 a 2021, e foram utilizados os descritores “Ensino de Química” e os filtros “Educação Especial” ou “Educação Inclusiva”, para os artigos internacionais, utilizou-se o termo “Chemistry Education" com os filtros “inclusive” e “disabilities”. Os artigos foram categorizados de acordo com alguns critérios elencados, como: os periódicos, os tipos de deficiência, o público-alvo, o ano de publicação e o Qualis e, posteriormente, foram analisados com base nas propostas educacionais apresentadas. As produções selecionadas dentro dos critérios estabelecidos totalizaram 27 artigos, que foram analisados e tiveram seus dados tabulados. Foram encontrados 12 periódicos diferentes, sendo 3 internacionais e 9 nacionais. Nesses foram avaliados o público-alvo, a quantidade de artigos por ano, a região geográfica a qual pertence as IES dos autores dos artigos, as palavras-chave e, também, os Qualis das revistas. Dentre os artigos avaliados, alguns apresentam propostas de adaptações para que seja possível incluir os alunos com deficiência nas aulas de Química, bem como tratam sobre a importância da formação inicial e continuada para professores de Ciências.
Abstract: The path of Special Education began in the 16th century, with doctors and pedagogues who believed that it was possible to educate everyone. However, a long way was necessary until the promulgation of the Salamanca Statement, in 1994, a document that addresses the principles, policies and practices within the scope of Special Education. In Brazil, the Law of Lines of Direction and Bases of the Education (LDB) is established with great support for the regulations already listed by the Federal Constitution, regulating the need for specialized support to educate students with disabilities. On the issue of Chemistry teaching, and considering the intrinsic specificities of the area, it is necessary for teachers to be prepared to receive students with disabilities in their classrooms. Thus, the objective of this work was to carry out a bibliographic research through the mapping of scientific articles on Chemistry teaching, published in national and international journals, within the scope of Special Education. For the specific objectives to be achieved, a search for articles was carried out on CAPES Scientific Journals Portal and after that, the articles were selected and classified for content analysis. The search covered a time span from 1994 to 2021, using the descriptors "Ensino de química" and the filters "Educação Especial" or "Educação Inclusiva" for national articles. For international articles, the term "Chemistry Education" was used with the “inclusive” and “disabilities” filters. The articles were categorized according to the following criteria: journals, types of disabilities, target audience, year of publication and Qualis. Subsequently, they were analyzed based on the educational proposals presented. The productions selected within the established criteria resulted in 27 articles, which were analyzed and had their data tabulated. Twelve different journals were found, 3 international and 9 national. In these, the target audience, the number of articles per year, the geographic region to which the authors' HEIs belong, the keywords and the Qualis of the journals were evaluated. Among the evaluated articles, some presented proposals for adaptations so that it is possible to include students with disabilities in Chemistry classes, as well as dealing with the importance of initial and continuing education for Science teachers.
Palavras-chave: Ensino de química
Educação especial
Inclusão
CNPq: CNPQ::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23425
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACLA13072022-MQ066.pdf586,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons