Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Iris de Assis Ramos-
dc.date.accessioned2022-07-15T17:20:51Z-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:20:51Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23472-
dc.description.abstractThe present work has as its object of study Plato's solids focusing on their approach and use in the classroom as well as their historical origin. Following with a detailed presentation of Plato´s five polyhedra and of great mathematicians who contributed to their discovery, or who through them (the Platonic solids) managed to make new discoveries. The importance of teaching and studying these solids will still be discussed. This work also aims to encourage the teacher to seek through his teaching methodology to end the taboos that surround students about mathematical learning. We also analyzed the presentation of this content in some textbooks. Plato's solids in students. Finally, the work makes a bridge between technology and the teaching of this content through the GeoGebra software that can be a great ally when teaching and learning Plato's solids we base our work on the ideas of the authors Bernadete Barison (2005), Marcos Luchiari (2018), Gayo and Wilhelm published in 2015 and João Lúcio (2020) among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-15T17:20:51Z No. of bitstreams: 1 IARN15072022.pdf: 4120011 bytes, checksum: ca1872fca83002c44aa94784ff036bea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-15T17:20:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IARN15072022.pdf: 4120011 bytes, checksum: ca1872fca83002c44aa94784ff036bea (MD5) Previous issue date: 2022-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoliedrospt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectLivro didático - Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleSólidos platônicos: abordagem histórica e sua utilização em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo os Sólidos de Platão com foco na sua abordagem e utilização em sala de aula. Como também sua origem histórica, seguindo com a apresentação detalhada dos cinco poliedros de Platão e de grandes matemáticos que contribuíram para sua descoberta, ou que através destes (os sólidos platônicos), conseguiram fazer novas descobertas. Neste trabalho será abordada a questão de como a geometria é vista e tratada atualmente, e ainda será discutida a importância do ensino e estudo destes sólidos. Este trabalho também almeja suscitar que o professor busque através de sua metodologia de ensino acabar com os tabus que cercam os alunos a respeito da aprendizagem matemática. Também fizemos uma análise da apresentação deste conteúdo em alguns livros didáticos. Em seguida discutimos o que dificulta a compreensão do conteúdo Sólidos de Platão nos discentes. E por fim, o trabalho faz uma ponte entre a tecnologia e o ensino deste conteúdo através do software GeoGebra que pode ser um grande aliado na hora de ensinar e aprender o conteúdo Sólidos de Platão. Fundamentamos nosso trabalho nas ideias dos autores Bernadete Barison (2005), Marcos Luchiari (2018), Gayo e Wilhelm publicada em 2015 e João Lúcio (2020) entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IARN15072022.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.