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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Rita Nayane de Lucena-
dc.date.accessioned2022-07-15T17:32:45Z-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-07-15T17:32:45Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23473-
dc.description.abstractSex education assists the adolescent by helping them deal with their insecurities and presenting issues such as early pregnancy and Sexually Transmitted Infections (STIs). This study is justified by the need to present a current perspective on the topic of sex education in Brazil, considering the guiding documents of the curriculum. Its general objective is to know the perception of students who attend high school in the public network of the city of São Bento – PB about the importance and availability of sex education as part of the school curriculum. Its specific objectives are: to present the importance of sex education for human formation; to indicate the main challenges and obstacles to school sex education and to evaluate how the guiding documents of the school curriculum include themes related to human sexuality. The work is based on a biographical research, considering the contributions of authors such as Ribeiro (2004), Bueno and Ribeiro (2018) and Arpini and Savegnago (2014), and taking into account the PCN (BRASIL, 1997) and the BNCC (BRASIL, 2018). A field survey was also undertaken, based on a questionnaire addressed to the participants. It is concluded that the main challenges for the sexual education of young people are linked to the resistance of parents to bring the dialogue about sexuality into family life. On the other hand, the school needs to be more effective in addressing this theme in the bias of self-knowledge, because there are flaws, and there is no current work with the guiding documents of the curriculum, which already mention the approach to sexuality as an important transversal theme since the 1990s.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-15T17:32:45Z No. of bitstreams: 1 RNLF15072022.pdf: 772779 bytes, checksum: a89ee2c5a0368f363a20931faed3ae74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-15T17:32:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RNLF15072022.pdf: 772779 bytes, checksum: a89ee2c5a0368f363a20931faed3ae74 (MD5) Previous issue date: 2022-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação sexual - Ensino médiopt_BR
dc.subjectSexualidade humanapt_BR
dc.titleA percepção de alunos da rede pública de ensino em São Bento-PB sobre a educação sexual na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Rafael Angel Torquemada-
dc.description.resumoA Educação Sexual auxilia o adolescente, ajudando-o a lidar com suas inseguranças e apresentando questões como a gravidez precoce e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O presente trabalho justifica-se pela necessidade de apresentar uma perspectiva atual do tema da Educação Sexual no Brasil, considerando os documentos norteadores do currículo. Seu objetivo geral é conhecer a percepção de alunos que cursam o Ensino Médio na rede pública da cidade de São Bento – PB sobre a importância e a disponibilidade da Educação Sexual como parte do currículo escolar. São seus objetivos específicos: apresentar a importância da Educação Sexual para a formação humana; indicar os principais desafios e obstáculos à Educação Sexual escolar e avaliar de que forma os documentos norteadores do currículo escolar incluem temas relacionados à sexualidade humana. O trabalho possui um levantamento teórico (descritivo), de tipo bibliográfico, considerando as contribuições de autores como Ribeiro (2004), Bueno e Ribeiro (2018) e Arpini e Savegnago (2014), e levando em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Uma pesquisa em campo também foi empreendida, a partir de um questionário dirigido aos participantes. Conclui-se que os principais desafios para a educação sexual dos jovens estão ligados à resistência dos pais em trazer o diálogo sobre sexualidade para a vida familiar. Por outro lado, a escola precisa ser mais efetiva na abordagem desse tema no viés do autoconhecimento, pois há falhas, não havendo um trabalho em dia com os documentos norteadores do currículo, que já mencionam a abordagem da sexualidade como um importante tema transversal desde os anos 1990.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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