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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23473
Tipo: TCC
Título: A percepção de alunos da rede pública de ensino em São Bento-PB sobre a educação sexual na escola
Autor(es): França, Rita Nayane de Lucena
Primeiro Orientador: Guerra, Rafael Angel Torquemada
Resumo: A Educação Sexual auxilia o adolescente, ajudando-o a lidar com suas inseguranças e apresentando questões como a gravidez precoce e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O presente trabalho justifica-se pela necessidade de apresentar uma perspectiva atual do tema da Educação Sexual no Brasil, considerando os documentos norteadores do currículo. Seu objetivo geral é conhecer a percepção de alunos que cursam o Ensino Médio na rede pública da cidade de São Bento – PB sobre a importância e a disponibilidade da Educação Sexual como parte do currículo escolar. São seus objetivos específicos: apresentar a importância da Educação Sexual para a formação humana; indicar os principais desafios e obstáculos à Educação Sexual escolar e avaliar de que forma os documentos norteadores do currículo escolar incluem temas relacionados à sexualidade humana. O trabalho possui um levantamento teórico (descritivo), de tipo bibliográfico, considerando as contribuições de autores como Ribeiro (2004), Bueno e Ribeiro (2018) e Arpini e Savegnago (2014), e levando em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Uma pesquisa em campo também foi empreendida, a partir de um questionário dirigido aos participantes. Conclui-se que os principais desafios para a educação sexual dos jovens estão ligados à resistência dos pais em trazer o diálogo sobre sexualidade para a vida familiar. Por outro lado, a escola precisa ser mais efetiva na abordagem desse tema no viés do autoconhecimento, pois há falhas, não havendo um trabalho em dia com os documentos norteadores do currículo, que já mencionam a abordagem da sexualidade como um importante tema transversal desde os anos 1990.
Abstract: Sex education assists the adolescent by helping them deal with their insecurities and presenting issues such as early pregnancy and Sexually Transmitted Infections (STIs). This study is justified by the need to present a current perspective on the topic of sex education in Brazil, considering the guiding documents of the curriculum. Its general objective is to know the perception of students who attend high school in the public network of the city of São Bento – PB about the importance and availability of sex education as part of the school curriculum. Its specific objectives are: to present the importance of sex education for human formation; to indicate the main challenges and obstacles to school sex education and to evaluate how the guiding documents of the school curriculum include themes related to human sexuality. The work is based on a biographical research, considering the contributions of authors such as Ribeiro (2004), Bueno and Ribeiro (2018) and Arpini and Savegnago (2014), and taking into account the PCN (BRASIL, 1997) and the BNCC (BRASIL, 2018). A field survey was also undertaken, based on a questionnaire addressed to the participants. It is concluded that the main challenges for the sexual education of young people are linked to the resistance of parents to bring the dialogue about sexuality into family life. On the other hand, the school needs to be more effective in addressing this theme in the bias of self-knowledge, because there are flaws, and there is no current work with the guiding documents of the curriculum, which already mention the approach to sexuality as an important transversal theme since the 1990s.
Palavras-chave: Educação sexual - Ensino médio
Sexualidade humana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23473
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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