Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23481| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino remoto: o novo normal da educação no ensino de ciências |
| Autor(es): | Souza, Janimá Arimateia de |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | Em um momento conturbado da história do mundo, a pandemia do coronavírus (COVID-19), percebeu-se que o uso da tecnologia foi fundamental em todos os momentos da aprendizagem. Isso ficou evidente quando os professores e gestores escolares tiveram que atender às orientações da legislação federal e passaram a implementar o uso das tecnologias nas escolas de acordo com a necessidade, tornando o ensino mais vantajoso tanto para os professores quanto para os alunos. Este trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados por professores de Ciências que compõem a educação na cidade de São Bento/PB em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19), e como objetivos específicos, apresentar os fatores mais relevantes no ensino de Ciências durante o ensino remoto e analisar as estratégias usadas pelos professores de Ciências para um melhoramento na modalidade de ensino remoto. Esse trabalho apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados em fontes bibliográficas e digitais para compor o corpo teórico e aplicação de questionário com professores de algumas escolas da rede pública de São Bento/PB. Ficou constatado que os professores de Ciências encontraram grande dificuldade na transição do ensino presencial para o ensino remoto, visto que a introdução imediata da tecnologia se tornou um desafio a ser superado, pois esses professores não tinham experiência com esse formato de ensino, mesmo com as ferramentas necessárias já disponíveis. Alguns professores tiveram que usar da criatividade para tentar inserir aulas práticas na modalidade remota, tendo que usar os recursos disponíveis em seu novo ambiente de aula. Mesmo diante de todos os esforços, a aprendizagem foi afetada, devido ao fato de que nem todos os alunos tinham acesso aos recursos digitais, deixando o professor e o aluno com uma lacuna tanto no processo de ensino como no de aprendizagem. |
| Abstract: | In a troubled moment in the history of the world, the coronavirus pandemic (COVID-19), we realized that the use of technology is fundamental at all times of learning, this made us realize that teachers and school managers should choose to implement the use of technologies. technologies in schools as needed, thus making teaching more advantageous for teachers and students. This study aimed to analyze the challenges faced by science teachers who make up education as a result of the coronavirus pandemic (COVID-19), and as specific objectives, to present the most relevant factors in science teaching during remote teaching and analyze the strategies used by science teachers to improve the remote teaching modality. This work presents qualitative research, whose data were collected in bibliographic and digital sources to compose the theoretical body and application of a questionnaire with teachers from some public schools in São Bento/PB. It was found that Science teachers found great difficulty in the transition from face-to-face teaching to remote teaching, since the immediate introduction of technology became a challenge to be overcome, as these teachers had no experience with this teaching format, even with the necessary tools already available. Some teachers had to use creativity to try to insert practical classes in the remote modality, having to use the resources available in their new classroom environment. Even in the face of all efforts, learning was affected, due to the fact that not all students have access to digital resources, leaving the teacher and the student with a gap in both the teaching and learning process. |
| Palavras-chave: | Ensino de ciências Ensino remoto Tecnologia da educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23481 |
| Data do documento: | 22-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAS18072022.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
