Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23497| Tipo: | Tese |
| Título: | Parabéns pra você! cenários temáticos em festas infantis : um olhar para o discurso espacial a partir da multimodalidade e semiótica social |
| Autor(es): | Fernandes, Cláudia Regina Ponciano |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
| Segundo Orientador: | Baldissera, Elaine Espíndola |
| Primeiro Coorientador: | Barbosa, Vânia Soares |
| Resumo: | De maneira análoga às imagens que perpassam cotidianamente no nosso meio, construindo histórias e registrando memórias (CALLOW, 1999), se constituindo em verdades absolutas e apresentando ideias como naturais e excluindo outras, os espaços construídos em que circulamos comumente são permeados por vários recursos semióticos que se associam e constituem significados por meio de modos de comunicação integrados. Por sua vez, pesquisas em multimodalidade têm ampliado um olhar analítico para a multiplicidade de textos e significados, despertando uma leitura que extrapola o verbal. Nesse sentido, este estudo se volta para cenários temáticos de festas infantis de aniversário, dispostos em casas de festas de João Pessoa-PB, compreendidos como textos espaciais que comunicam sobre o mundo social em que vivem as crianças e demais usuários desses espaços. O objetivo principal deste estudo é discutir sobre como esses cenários comunicam significados e discursos sobre infância, sinalizando relações de interação com os usuários enquanto textos espaciais (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; HEBERLE, 2016; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016). Para atender a esse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) Descrever os contextos de situação e de cultura nos quais os cenários temáticos estão inseridos, pela ótica da Linguística Sistêmico-Funcional; b) Analisar, de maneira descritiva e comparativa, os recursos semióticos utilizados nos espaços reservados aos cenários temáticos infantis, e nesses cenários, que sinalizem conforto, segurança, identificação e pertencimento dos usuários ao espaço, sugerindo interação entre esses textos espaciais e seus usuários, fundamentando-se em categorias específicas da Análise do Discurso Espacial, advindas da Gramática do Design Visual; c) Analisar, de forma comparativa e interpretativa, as dimensões da prática discursiva e da prática social que permeiam os cenários, recorrendo à Análise Crítica do Discurso; d) Interpretar como a recorrência de cenários temáticos contribui para comunicar significados sobre infância, moldando discursos socialmente construídos, a partir da Semiótica Social e da Análise Crítica do Discurso. O estudo perpassa noções de infância, festa, cenários temáticos, espetacularização e sociedade consumista. Respalda-se nas contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978), Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2005), Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005) e Análise do Discurso Espacial (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016), em especial na metafunção interativa e suas categorias, ligação e vínculo, bem como na metafunção organizacional e suas categorias, valor de informação e saliência, advindas da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, promovendo uma análise descritiva e comparativo-interpretativa dos dados. Estes totalizam um inventário com 258 temáticas, identificadas no total de 1.671 cenários montados para festas infantis de aniversário realizadas entre 2009 e 2019. Os cenários foram visualizados por meio de fotografias postadas em redes sociais de três casas de festas paraibanas, além de fotografias do espaço vazio, registradas pela pesquisadora. O corpus da pesquisa é composto por nove desses cenários temáticos, selecionados entre as três temáticas mais recorrentes desse período, sendo três cenários representativos de cada casa de festa. Os resultados apontam os espaços destinados aos cenários e os cenários como textos que comunicam ideias, crenças e valores que implicam na concepção de determinada infância brasileira, a partir de temáticas pré-estabelecidas, do espaço escolhido, e da distribuição organizacional desses cenários, nos salões das casas de festas. Essa comunicação é estabelecida por relações de interação com os usuários, potencializadas por recursos semióticos integrados, relacionados ao modo visual e espacial, variando conforme a temática, o espaço e o cenário. |
| Abstract: | In a similar way to the images which permeate daily in our environment, building stories and
recording memories (CALLOW, 1999), constituting absolute truths and presenting ideas as
natural and excluding others, the built spaces in which we circulate are commonly permeated
by various semiotics resources that are associated and constitute meanings through integrated
modes of communication. In turn, research in multimodality has expanded an analytical look
at the multiplicity of texts and meanings, awakening a reading that goes beyond the verbal. In
this sense, this study focuses on thematic party settings of children's birthday parties, arranged
in party venues in João Pessoa-PB, understood as spatial texts that communicate about the
social world in which children and other users of these spaces live. The main objective of this
study is to discuss how the thematic party settings of birthdays in party venues in the capital
of Paraíba communicate meanings and discourses about childhood, signaling interaction
relationships with users as spatial texts (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; HEBERLE,
2016; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016). To meet this objective, we established the following
specific objectives: a) Describe the situational and cultural contexts in which the thematic
scenarios are embedded, from the perspective of Systemic-Functional Linguistics; b) Analyze,
in a descriptive and comparative way, the semiotic resources used in spaces reserved for
children's themed party settings, and in party settings that signal comfort, safety, identification
and belonging of users to the space, suggesting interaction between these spatial texts and
their users, based on specific categories of Spatial Discourse Analysis, derived from Grammar
of Visual Design; c) Analyze, comparatively and interpretatively, the dimensions of
discursive practice and social practice that involve the party settings, using Critical Discourse
Analysis; d) Interpret how the recurrence of thematic party settings contributes to
communicating meanings about childhood, shaping socially constructed discourses, based on
Social Semiotics and Critical Discourse Analysis. The study goes through notions of
childhood, party, thematic party settings, spectacularization and consumerist society. It is
supported by the contributions of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1978),
Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2005), Social Semiotics
(HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005) and Spatial Discourse Analysis
(STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016), in particular the interactive
metafunction and its categories, binding and bonding, as well as the organizational
metafunction and its categories, information value and salience, arising from the Grammar of
Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). It is a research with a qualitative
approach, promoting a descriptive analysis and comparative-interpretative data. These total an
inventory with 258 themes, identified in a total of 1,671 party settings set up for children's
birthday parties held between 2009 and 2019. The party settings were visualized through
photographs posted on social networks of three party venues in Paraíba, in addition to
photographs of the space empty, recorded by the researcher. The research corpus is composed
of nine of these party settings, selected among the three most recurrent themes of this period,
with three party settings representing each party venue. The results point to the spaces
destined to the party settings and the party settings as texts that communicate ideas, beliefs
and values that imply the conception of a certain Brazilian childhood, from pre-established
themes, the chosen space, and the organizational distribution of these party settings, in the
halls of the party venues. This communication is established by interaction relationships with
users, enhanced by integrated semiotic resources, related to the visual and spatial mode,
varying according to theme, space, party setting. RESUMEN De manera similar a las imágenes, que permean cotidianamente nuestro entorno, construyendo historias y registrando recuerdos (CALLOW, 1999), constituyendo verdades absolutas y presentando ideas como naturales y excluyendo otras, los espacios construidos por los que circulamos están comúnmente impregnados por diversos recursos semióticos que se asocian y constituyen significados a través de modos de comunicación integrados. A su vez, la investigación en multimodalidad ha ampliado una mirada analítica sobre la multiplicidad de textos y significados, despertando una lectura que va más allá de lo verbal. En ese sentido, este estudio se centra en los escenarios temáticos de las fiestas de cumpleaños infantiles, organizadas en las casas de fiesta de João Pessoa-PB, entendidas como textos espaciales que comunican sobre el mundo social en el que viven los niños y otros usuarios de estos espacios. El objetivo principal de este estudio es discutir cómo estos escenarios comunican significados y discursos sobre la infancia, señalando relaciones de interacción con los usuarios como textos espaciales (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; HEBERLE, 2016; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016). Para cumplir con este objetivo, establecimos los siguientes objetivos específicos: a) Describir los contextos de situación y cultura en los que se insertan los escenarios temáticos a través de la Lingüística Sistémico-Funcional; b) Analizar, descriptiva y comparativamente, los recursos semióticos utilizados en los espacios reservados a los escenarios temáticos infantiles, y en los escenarios, que señalan la comodidad, la seguridad, la identificación y la pertenencia de los usuarios al espacio, sugiriendo la interacción entre estos textos espaciales y sus usuarios, a partir de las categorías específicas del Análisis del Discurso Espacial, surgidas del la Gramática del Diseño Visual; c) Analizar, de maneira comparativa e interpretativa, las dimensiones de la práctica discursiva y de la práctica social que involucran los escenarios presentados, utilizando el Análisis Crítico del Discurso; d) Interpretar cómo la recurrencia de los escenarios temáticos contribuye a comunicar significados sobre la infancia, configurando discursos socialmente construidos, desde la Semiótica Social y el Análisis Crítico del Discurso. El estudio pasa por las nociones de infancia, fiesta, escenarios temáticos, espectacularización y sociedad consumista. Se sustenta en los aportes de la Lingüística Sistémico-Funcional (HALLIDAY, 1978), el Análisis Crítico del Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2005), la Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005) y el Análisis del Discurso Espacial (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016), en particular la metafunción interactiva y sus categorías, vinculante y unión, así como a la metafunción organizativa y sus categorías, information value y salience, surgidas de la Gramática del Diseño Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). Se trata de una investigación con enfoque cualitativo, que promueve un análisis descriptivo y comparativo-interpretativo de los datos. Estos suman un inventario con 258 temas, identificados en el total de 1.671 escenarios montados para fiestas de cumpleaños infantiles celebradas entre 2009 y 2019. Los escenarios se visualizaron a través de fotografías publicadas en las redes sociales de tres casas de fiestas paraibanas, además de fotografías del espacio vacío, registrados por el investigador. El corpus de la investigación está compuesto por nueve de estos escenarios temáticos, seleccionados entre los tres temas más recurrentes de este periodo, con tres escenarios representativos de cada casa de fiesta. Los resultados señalan los espacios destinados a los escenarios y los escenarios como textos que comunican ideas, creencias y valores que implican en la concepción de una determinada infancia brasileña a partir de temas preestablecidos, del espacio elegido y de la distribución organizativa de estos escenarios en los salones de las casas de fiesta. Esta comunicación se establece mediante relaciones de interacción con los usuarios, potenciadas por recursos semióticos integrados, relacionados con el modo visual y espacial, que varían según el tema, el espacio y el escenario. |
| Palavras-chave: | Cenário temático Festa de aniversário infantil Semiótica social Multimodalidade Discurso espacial Thematic party setting Children's birthday party Social semiotics Multimodality Spatial discourse |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23497 |
| Data do documento: | 22-Fev-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CláudiaReginaPoncianoFernandes_Tese.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
