Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rildo de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-22T11:46:07Z-
dc.date.available2017-08-08-
dc.date.available2017-09-22T11:46:07Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2358-
dc.description.abstractThe present work aims to know the achievements and difficulties encountered during the process of inclusion and schooling of people with visual impairment, analyzing the conceptions about the teaching process and the curricular adaptations. In view of this context, our work has as its theme the education of people with visual impairment (blind), seeking to analyze the process of their inclusion in a state school in the city of Campina Grande-PB. It is also intended to examine the reality of the inclusion of these people in the mentioned school verifying how the process of inclusion of these subjects in the same school has been implemented. The theme is relevant since it is necessary to modify the way of thinking and doing education in classrooms, to plan teaching, to develop and improve the educator and the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by paulo silva (sitiojaq@bol.com.br) on 2017-09-22T11:46:07Z No. of bitstreams: 1 ROF10082017.pdf: 459680 bytes, checksum: e213839b4ea0910e8a100204e85eb0ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-22T11:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROF10082017.pdf: 459680 bytes, checksum: e213839b4ea0910e8a100204e85eb0ed (MD5) Previous issue date: 2017-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeficiência Visual - Educaçãopt_BR
dc.subjectAdaptações Curriculares - Pessoas Cegaspt_BR
dc.subjectInclusão Escolar - Escola Regularpt_BR
dc.titleDEFICIÊNCIA VISUAL E INCLUSÃO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR EM CAMPINA GRANDE/PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.contributor.referee1Guimarães, Andreia de Sousa-
dc.contributor.referee2Barbosa, Abraão Ribeiro-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como direcionamento conhecer as conquistas e dificuldades encontradas durante o processo de inclusão e escolarização de pessoas com deficiência visual, analisando as concepções sobre o processo de ensino/aprendizagem e as adaptações curriculares feitas pela escola regular. Considerando isto, nosso trabalho tem como tema a educação de pessoas com deficiência visual (cegas) buscando-se analisar o processo de inclusão escolar destes, em uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Pretende-se também examinar a realidade da inclusão destas pessoas na escola, verificando como vem sendo implantado o processo de inclusão escolar destes sujeitos no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado para 3 alunos deficientes visuais, 3 gestores e 8 professores da escola pesquisada. Os dados nos permite afirmar que se faz necessário modificar a forma de pensar e de fazer educação nas salas de aula regulares, de planejar o ensino, de desenvolver e aprimorar a formação do educador e adaptar o ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROF10082017.pdf448,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.