Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23603
Tipo: Tese
Título: Direitos humanos em Moçambique: proposta para construção de competências sociais e de pensamento desenvolvimentista
Autor(es): Waty, Natércia Ester da Conceição Estevão
Primeiro Orientador: Sobreira Filho, Enoque Feitosa
Resumo: O objeto da tese que ora se apresenta concentra-se no debate da inter-relação entre desrespeito pelo bem público, corrupção e aumento da desigualdade socioeconômica em Moçambique. O objetivo é examinar, com base nas categorias filosóficas, os processos cognitivos e sociais pelos quais se operacionalizam a aprendizagem moral e as competências sociais, de forma a internalizar a cultura dos direitos humanos em crianças e em adultos que cresceram sem esse conhecimento. O problema parte do fato de a florescente cultura da corrupção, um fenômeno social, não beneficiar o interesse público, e de se pretender de que forma a construção de uma cultura dos direitos humanos em Moçambique pode reforçar as ações de combate à corrupção, defendendo a hipótese de que a aprendizagem em direitos humanos, especificamente sobre o respeito à coisa pública, isto é, ao bem da fazenda pública, adquirido com dinheiro público, para a satisfação das necessidades coletivas, pode cumprir um papel relevante na moralização da sociedade. Adota-se o método descritivo-prescritiva-analítico, com base em pesquisa bibliográfica sobre as vastas obras que refletem problemas da ética prática, teoria e filosofia dos direitos humanos e sobre o desenvolvimento moral em crianças e em adultos. Posteriormente, é sugerida adoção da educação em direitos humanos, a partir dos valores especificamente moçambicanos, como condição imperiosa para se desfazer a tradição corrupta que vigora no país.
Abstract: The objective of this dissertation is to focus on the debate on the inter-relationship between the disrespect for the public good, corruption and the growth of socio-economic inequality in Mozambique. The objective is to examine philosophically, the cognitive and social processes, in order to internalize the human right culturein children and adults born with lack of knowledge on this matter. The problem derives from the corruption culture, a social phenomenon which does not benefit the public interest, and also the intention of that building a human right culture in Mozambique can reinforce actions that fight corruption, defending the hypothesis that knowledge of human rights, especifically regarding the respect for the public good, that is to say, the national treasury, obtained from the public money, to satisfy collective needs, can play an important role regarding the improvement on society moral principles. The descriptive-prescriptive-analytical method is adopted, based on bibliographical research about the plenty of work that reflect the problems of practical ethic, the theory of human rights philosophy and also the moral development in children. Subsequently, it is suggested that human right education should be adopted, as from especific mozambican values as the only condition to fight the corrupt tradition that is currently in Mozambique.
RÉSUMÉ L'objet de la présente thèse porte sur le débat relatif à l'interrelation entre le non-respect du bien public, la corruption et l'augmentation des inégalités socio-économiques au Mozambique. L'objectif est d'examiner, sur la base de catégories philosophiques, les processus cognitifs et sociaux par lesquels l'apprentissage moral et les compétences sociales sont opérationnalisés afin d'intérioriser la culture des droits de l'homme chez les enfants et les adultes qui ont grandi sans cette connaissance. Le problème part du fait que la culture florissante de la corruption, un phénomène social, ne profite pas à l'intérêt public, et la question est de savoir comment la construction d'une culture des droits de l'homme au Mozambique peut renforcer les actions de lutte contre la corruption, en défendant l'hypothèse que l'apprentissage des droits de l'homme, spécifiquement sur le respect de la chose publique, c'est-à-dire le bien du trésor public, acquis avec l'argent public, pour la satisfaction des besoins collectifs, peut jouer un rôle pertinent dans la moralisation de la société. La méthode descriptive-prescriptive-analytique est adoptée, basée sur une recherche bibliographique sur les vastes travaux qui reflètent les problèmes de l'éthique pratique, de la théorie et de la philosophie des droits de l'homme et sur le développement moral des enfants. Par la suite, il est suggéré d'adopter l'éducation aux droits de l'homme, à partir des valeurs spécifiquement mozambicaines, comme une condition impérative pour défaire la tradition de corruption qui prévaut dans le pays.
Palavras-chave: Direitos humanos
Valores moçambicanos
Educação
Desenvolvimento
Competências sociais
Corrupção
Human rights
Mozambican values
Education
Development
Social competence
Corruption
Droits de l'homme
Les valeurs mozambicaines
L'éducation
Développement
Compétences sociales
La corruption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23603
Data do documento: 18-Mai-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatérciaEsterDaConceiçãoEstevãoWaty_Tese.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons