Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23604| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estratégias de governamentalidade para a educação: análise de práticas discursivas do plano nacional de educação |
| Autor(es): | Coutinho, Luciane Alves |
| Primeiro Orientador: | Aldrigue, Ana Cristina de Sousa |
| Resumo: | No Brasil, o Plano Nacional de Educação - PNE traça os objetivos e metas a serem cumpridos no período de 2014-2024 para toda a política educacional nacional. Suas 20 metas e 254 estratégias foram formuladas para garantir o direito à educação para todos. Com isso, procuramos identificar no PNE 2014-2024 se estão presentes formas de controle neoliberais das políticas educacionais, como um instrumento de controle das políticas públicas educacionais. De modo mais específico, procuramos: (a) analisar as condições de possibilidade que fazem emergir os discursos acerca da educação no PNE 2014-2024, 6) descrever os modos neoliberais de governar a educação, tomando como norte a constituição discursiva do PNE 2014-2024 e (c) investigar como as estratégias de governamentalidade instituem sentidos no PNE 2014-2024. A pesquisa é de cunho bibliográfico, documental, porque o estudo foi realizado com base em documentos que abordam o PNE; qualitativo/ interpretativo, pois não procura aferir os dados que são analisados, por utilizar os pressupostos teórico-metodológicos da Análise Discursiva Foucaultiana, que possibilita no campo da linguagem utilizar a materialidade presente nos textos para analisar seus efeitos no campo discursivo, a partir da articulação entre discurso, governamentalidade, biopoder e neoliberalismo na educação. Trazemos como base a leitura das obras que tomamos como referência nos estudos foucaultianos: Machado (2004). Foucault (1988, 2000, 2004, 2006, 2008). Doherty (2008), em diálogo com autores do campo da educação: Dourado (2011, 2017), Veiga-Neto (2009, 2018), Saviani (2010) e Libâneo (2005). A análise do enunciado "universalizar" foi feita a partir do PNE 2014-2024, com um recorte para as Metas 1, 2 e 3, que contemplam toda a Educação Básica, apoiado em um olhar para as questões quanto ao local de moradia, zona urbana e rural, a raça/cor e o percentual dos 25% mais pobres e ricos. As análises mostram que o modo neoliberal de governar a educação ressoa no enunciado "universalizar" e que os discursos que reverberam no tecido social construindo verdades, com relação aos avanços no campo social e econômico, quando houve, foram insuficientes na melhoria da qualidade de vida da população. |
| Abstract: | In Brazil, the National Education Plan - PNE outlines the objectives and goals to be achieved in the period 2014-2024 for the entire national educational policy. Its 20 goals and 254 strategies designed to guarantee the right to education for all. Thus, we seek to identify in the PNE 2014-2024 whether neoliberal forms of control of educational policies are present, as an instrument of control of public educational policies. More specifically, we seek to: a) analyze the conditions of possibility that make the discourses about education emerge in the 2014-2024 PNE, (b) describe the neoliberal ways of governing education, taking as a guide the discursive constitution of the 2014-2024 PNE and (c) investigate how governmentality strategies establish meanings in the 2014-2024 PNE. The research is bibliographic, documentary, once the study was conducted based on documents that address the PNE, qualitative/interpretive, as it does not seek to assess the data that are analyzed, as it uses the theoretical methodological assumptions of Foucault's Discursive Analysis, which makes it possible in the field of language to use the materiality present in the texts to analyze its effects in the discursive field, based on the articulation between discourse, governmentality, biopower and neoliberalism in education. We brought as a basis the reading of the works that we take as reference in Foucault's studies Machado (2004), Foucault (1988, 2000, 2004, 2006, 2008), Doherty (2008) in dialogue with authors from the field of education Dourado (2011, 2017), Veiga-Neto (2009, 2018), Saviani (2010) and Libâneo (2005). The analysis of the universalize" statement was carried out based on the 2014-2024 PNE, with a cut for Goals 1, 2 and 3, which cover the entire Basic Education, supported by a look at the issues regarding the place of residence, urban/rural areas, race/color and the percentage of the poorest and richest 25%. The analyzes show that the neoliberal way of governing education resonates in the statement universalize". And that when there were advances in the social and economic field, they were insufficient to improve the population's quality of life. |
| Palavras-chave: | Análise do discurso Governamentalidade Biopoder PNE Educação Discourse analysis Governmentality Biopower Control society Education |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística e ensino |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23604 |
| Data do documento: | 30-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LucianeAlvesCoutinho_Dissert.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
