Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelinto, Jislayne Fidelis-
dc.date.accessioned2017-09-22T12:24:58Z-
dc.date.available2016-05-30-
dc.date.available2017-09-22T12:24:58Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2362-
dc.description.abstractNão existe abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-22T12:24:58Z No. of bitstreams: 1 JFF30052016: 1086678 bytes, checksum: b8d54fecf6d0b3ce027561e71b5d8e43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-22T12:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFF30052016: 1086678 bytes, checksum: b8d54fecf6d0b3ce027561e71b5d8e43 (MD5) Previous issue date: 2015-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPerfil socioeconômicopt_BR
dc.subjectEstudantes - Educação do campopt_BR
dc.titleAcesso e permanência na educação superior: a relação entre as condições sociais e a permanência dos ingressos no Curso de Pedagogia – área de aprofundamento na Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba – UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Edineide Jezine Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570pt_BR
dc.contributor.referee1Castelo Branco, Uyguaciara Veloso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940523057526487pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, Maria da Salete Barboza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.description.resumoO trabalho discute os atuais desafios da permanência dos estudantes do curso de Pedagogia – área em aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A partir da análise realizada do perfil socioeconômico, entre o ano de 2010 a 2013, constavam que muitos dos sujeitos ingressos no curso, encontravam em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido buscou desvelar a discussão, considerando a seguinte problemática: Qual a relação entre as condições sociais e a permanência/conclusão dos alunos ingressantes do curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento da Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba – UFPB? O perfil socioeconômico dos ingressos no curso de Pedagogia influencia na permanência e conclusão do curso? O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre o perfil socioeconômico e as condições sociais para a permanência/conclusão dos ingressos no curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento na Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Para isso delimitou-se a pesquisa, considerando dois marcos históricos, que possibilitaram modificações significativas na UFPB, no qual incide nas políticas de expansão do REUNI (2007) e a Modalidade de Ingressos por Reserva de Vagas – MIRV (2011), na UFPB, sendo posteriormente adotada pelas políticas de cotas, amparada legalmente pela Lei de n° 12.711/2012. Quanto à abordagem do problema, optou-se pela investigação qualitativa e quantitativa, apoiados em dados estatísticos, que traçam o perfil socioeconômico dos alunos que ingressam no curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento em Educação do Campo, fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da UFPB e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e os dados do questionário socioeconômico dos que permaneceram no curso. A análise pauta-se no enfoque de Pierre Bourdieu (1998), que esclarece o entendimento acerca da educação como mecanismo de poder e da relação com a sociedade, a partir dos fatores que influenciam na permanência dos sujeitos em situação de vulnerabilidade, nas instituições de ensino. Em relação aos resultados da pesquisa, estes, indicam que os alunos vêm rompendo barreiras do acesso, permanência a conclusão, a partir de estratégias, no fortalecimento do capital cultural e financeiro, no que antecede ao acesso, e no processo de formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFF300520161,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.