Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Douglas Virgulino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T14:55:38Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20 | - |
dc.date.available | 2022-07-20T14:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23655 | - |
dc.description.abstract | The present work has as its central theme the Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) and our general objective was to present and discuss our experience in a public school in the city of João Pessoa, Paraíba, which has this structure. Our work at the school took place through a partnership between UFPB and the school that will be the target of our research, in a teaching project developed throughout the year 2018. predominantly descriptive. In our theoretical framework on LEM, we brought concepts and considerations delimited by authors who are dedicated to the subject, such as Lorenzato (2006), Passo (2006), Rêgo and Rêgo (2004) and others, and the readings we carried out enabled us to understand LEM in a perspective that goes beyond the physical space he occupies in a school. In addition to studying the collection of the school's Laboratory, we conducted an unstructured interview with the school's Mathematics teacher, who highlighted the importance of LEM for his pedagogical practice and student learning, but highlighted the fact that that the kits that are part of the collection do not have instructional material or suggestions for use in the classroom. Both through the teacher's statements and through our observation of the activities developed in the school's LEM, we found an increase in students' interest and participation when carrying out activities with manipulative materials, which can help them to better understand what they study. We also concluded that it is necessary for experiences linked to teaching laboratories to be carried out during the initial training of undergraduates, to prepare them for this practice, when they work in Basic education as teachers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-07-20T14:55:38Z No. of bitstreams: 1 DVS20072022 .pdf: 1089903 bytes, checksum: 7f3f573bb53f53b51e77fbf6a48f9ac1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-20T14:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DVS20072022 .pdf: 1089903 bytes, checksum: 7f3f573bb53f53b51e77fbf6a48f9ac1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino em matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipulativos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos - Matemática | pt_BR |
dc.title | Laboratório de matemática e o uso de materiais manipulativos: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Galdêncio | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema central o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e nosso objetivo geral foi apresentar e discutir nossa experiência em uma escola pública da cidade de João pessoa, Paraíba, que conta com essa estrutura. Nossa atuação na escola se deu através de parceria entre a UFPB e a escola que será alvo da nossa pesquisa, em um projeto de ensino desenvolvido ao longo do ano de 2018. A pesquisa que realizamos foi de campo e apresentação dos dados se deu de forma predominantemente descritiva. Em nosso referencial teórico sobre LEM trouxemos conceitos e considerações delimitadas por autores que se dedicam ao tema, como Lorenzato (2006), Passo (2006), Rêgo e Rêgo (2004) e outros, e as leituras que realizamos nos possibilitaram compreender o LEM em uma perspectiva que vai além do espaço físico que ele ocupa em uma escola. Além do estudo do acervo do Laboratório da escola, realizamos uma entrevista não-estruturada com o professor da disciplina de Matemática da escola, que destacou a importância do LEM para sua prática pedagógica e a aprendizagem dos estudantes, mas que ressaltou como ponto negativo o fato de que os kits que fazem parte do acervo não possuem material de instrução ou sugestões de uso em sala de aula. Tanto por meio das afirmações do professor como por nossa observação das atividades desenvolvidas no LEM da escola, constatamos o aumento do interesse e participação dos estudantes quando realizavam atividades com materiais manipulativos, o que pode ajudá-los a compreender melhor o que estudam. Concluímos, ainda, ser necessário que vivências ligadas a Laboratórios de ensino sejam realizadas ao longo da formação inicial dos estudantes de graduação, para prepará-los para essa prática, quando atuarem na educação Básica como docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DVS20072022 .pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.