Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23666
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do lúdico como ferramenta motivacional nas aulas de biologia no ensino médio |
Autor(es): | Pedrosa, Elaine Pessoa |
Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
Resumo: | Este trabalho trouxe uma proposta lúdica que teve como objetivo elaborar um jogo chamado “Show do Saber” composto por perguntas e respostas para complementar os estudos e motivar os alunos nas aulas de Biologia, utilizando-se o conteúdo de interações ecológicas. Esse jogo possui, como base inspiradora, o Show do Milhão e foi adaptado para a realidade do aluno que estuda numa escola da rede pública. Nesse sentido, foram propostos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que concorrem para motivar os alunos e possibilitar a aprendizagem através da interação, pensamento crítico e resolução de problemas em grupo; analisar a viabilidade do jogo para desenvolver e identificar as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e destacar a contextualização para construção de ferramentas lúdicas com o uso de perguntas e respostas. O Show do Saber foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, da cidade de Rio Tinto/PB, e utilizou-se de dados coletados em livros e sites de internet para a construção do banco de questões, análise do sistema ESAR para classificar o público alvo destinado para este tipo de jogo e leituras da BNCC para analisar as competências e habilidades identificadas e desenvolvidas nos alunos durante a participação do jogo. Assim, foram obtidos como resultados a motivação dos alunos em sala de aula, o estímulo para liderar e interagir em grupo e desenvolvimento de habilidades para elaborar hipóteses, interpretar questões com temáticas científicas e interpretar questões relacionadas às interações ecológicas nas atividades cotidianas, exigindo do professor ir além dos conhecimentos adquiridos na sua formação inicial, buscando metodologias alternativas que impeçam a rotina e acomodação na ministração das suas aulas. |
Abstract: | This work brought a playful proposal that aimed to develop a game "Show do Saber" composed of questions and answers to complement the studies and motivate students in biology classes, using the content of ecological interactions. This game has as an inspiring basis, the Show of the million and was adapted to the reality of the student who study at Frederico school. In this sense, the following specific objectives were proposed: motivating students and enabling learning through interaction, critical thinking and group problem solving; analyze whether the game is viable to develop and identify the skills and abilities of the BNCC; to value the contextualization for the construction of playful tools with the use of questions and answers. The Show of knowledge was applied in the public elementary and high school, Frederico, and research methods in books and internet sites were used to build the bank of questions; analysis of the ESAR system to classify the target audience intended for this type of game and BNCC readings to analyze the competences and skills identified and developed in the students during the participation of the game. Thus, the results obtained were the students' motivation in the classroom, the stimulus to lead and interact in a group and the development of skills to elaborate hypotheses, interpret questions with scientific themes and interpret questions related to ecological interactions in daily activities. demanding from the teacher to go beyond the knowledge acquired in their initial training, seeking alternative methodologies that prevent the routine and accommodation in the delivery of their classes. |
Palavras-chave: | Jogo Show do Saber - Ferramentas lúdicas Base Nacional Comum Curricular - BNCC Competências e habilidades da BNCC Interações ecológicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23666 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPP20072022.pdf | 695,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.