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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23787Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Cristiane Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2022-07-22T12:36:21Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-01 | - |
| dc.date.available | 2022-07-22T12:36:21Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23787 | - |
| dc.description.abstract | The present paper aims to analyze how the teacher, in the final stage of her career, dealt with remote work and the challenges of using new technologies throughout her professional career. We specifically seek to understand the teacher's professional trajectory; discuss the evolution of using technologies in their educational practice; and, identify challenges and strategies developed by her in remote teaching. In the theoretical framework, we dialogue about the relationship between the evolution of societies, work and education, teaching, professional life cycle and educational technologies from authors such as Moran (2012), Perrenoud (2014), Kenski (2012), Fava (2018), Lévy (2010), Imbernón (2011), Libâneo (2013), Freire (1996) and Huberman (1995). The research methodology was based on a qualitative approach of an exploratory nature, taking as a procedure a case study and data collection through an episodic interview. The results indicate that the teacher went through several phases of the teaching life cycle of Huberman (1995), strengthening her professional identification and overcoming the traditional practice. At the end of her career, with the COVID-19 pandemic, when faced with the imposition of using telematic means to continue the educational process, the teacher stood up to challenges that mobilized her for a self-training process to innovate her practice, gaining projection and recognition that made her take on a TV program of the João Pessoa City Hall. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-22T12:36:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CRC01072022.pdf: 973678 bytes, checksum: 4b8e638635503c7f20d326dac871b13d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-22T12:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CRC01072022.pdf: 973678 bytes, checksum: 4b8e638635503c7f20d326dac871b13d (MD5) Previous issue date: 2022-06-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Docente - formação | pt_BR |
| dc.subject | Sociedade 4.0 e 5.0 | pt_BR |
| dc.title | Da aversão à tecnologia a uma docência telemática? Um caso de superação no contexto do ensino remoto | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pontes, Ana Paula Furtado Soares | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar como a docente, na fase final da carreira, lidou com o trabalho remoto e com os desafios do uso das novas tecnologias ao longo de sua carreira profissional. Buscamos especificamente compreender a trajetória profissional da docente; discutir a evolução do uso das tecnologias na sua prática pedagógica e identificar desafios e estratégias por ela desenvolvidas no contexto do ensino remoto. No quadro teórico, dialogamos acerca da relação entre a evolução das sociedades, do trabalho e da educação, docência, ciclo de vida profissional e tecnologias educativas a partir de autores como Moran (2012), Perrenoud (2014), Kenski (2012), Fava (2018), Lévy (2010), Imbernón (2011), Libâneo (2013), Freire (1996) e Huberman (1995). A metodologia da pesquisa foi embasada em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório tomando como procedimento um estudo de caso e a coleta de dados por meio de uma entrevista episódica. Os resultados apontam que a docente passou por diversas fases do ciclo de vida docente de Huberman (1995), fortalecendo sua identificação profissional e superando a prática tradicional de outrora. Ao final da carreira, diante da pandemia de COVID-19, ao se deparar com a imposição da utilização de meios telemáticos para continuidade do processo educacional, a docente enfrentou desafios que a mobilizaram para um processo de autoformação para inovação à sua prática, ganhando projeção e reconhecimento que a fizeram assumir um programa de TV da Prefeitura Municipal de João Pessoa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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