Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23809| Tipo: | TCC |
| Título: | Atratividade docente, escolhas e inserção profissional: um estudo com discentes do curso de Pedagogia |
| Autor(es): | Araújo, José Ramon Franco de Araújo |
| Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que motivam a escolha dos estudantes ao curso de Pedagogia e suas expectativas para atuar profissionalmente. Trata- se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que usou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado a partir de três eixos principais: a) construção do perfil socioeconômico dos estudantes; b) identificação das motivações para a escolha do curso; e c) análise das expectativas profissionais dos respondentes. Para tanto, tomamos como pressuposto de leitura e análise da pesquisa em autores como Gatti (2009); Gatti; Barreto (2009); Jesus (2004); Tartuce et al (2010; 2014), Louzano et al (2010). Os principais resultados encontrados apontam a baixa atratividade da profissão docente; as motivações para escolha do curso, considerando fatores intrísecos e extrínsecos e o perfil de discentes majoritariamente de baixa renda. Neste sentido, concluímos que a desvalorização da profissão docente se estabelece no cenário da sociedade atual, contribuindo para que muitos jovens não queiram escolher a carreira docente, não optando pelos cursos de licenciaturas. Assim, há necessidade de ações governamentais imprescindíveis à luta pela reversão desse quadro e no estabelecimento da valorização da docência, no tocante a três fatores: 1) a remuneração; 2) a carreira e as condições de trabalho; e 3) a formação inicial e continuada. |
| Abstract: | The present work aims to analyze the factors that motivate students to choose the Pedagogy course and their expectations to act professionally. This is a research has a quantitative and qualitative approach, which used as a data collection instrument a questionnaire of 40 (forty) items, being: eleven (11) closed questions, twenty-two (22) hierarchical and seven (07) opened questions, aimed at an interpretation of three main axes: a) construction of the students' socioeconomic profile; b) identify the motivations for choosing the course; and c) analyze the professional expectations of the respondents. For that, we take as a presupposition of reading and analysis of the research the following authors Gatti (2009); Gatti; Barreto (2009); Jesus (2004); Tartuce et al (2010; 2014), Louzano et al (2010). The main results found point to: the low attractiveness of the teaching profession; the motivations for choosing the course, taking into account intrinsic and extrinsic factors; profile of mostly low-income students. In this sense, we conclude that the devaluation of the teaching profession is established in the scenario of today's society, contributing to many young people not wanting to choose a teaching career, not opting for undergraduate courses. Thus, there is a need for essential governmental actions in the fight for the reversal of this situation and in the establishment of the valorization of teaching, regarding three factors: 1) remuneration; 2) career and working conditions; and 3) initial and continuing education. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Atratividade docente Escolha profissional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23809 |
| Data do documento: | 23-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JRFA01072022.pdf | 677,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
