Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23834Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Andréa Conceição dos | - |
| dc.date.accessioned | 2022-07-22T17:14:30Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-04 | - |
| dc.date.available | 2022-07-22T17:14:30Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23834 | - |
| dc.description.abstract | This work is a reflection about the experience of the Literacy Programme for Young People and Adults named "AGORA VAI" as a possibility for graduation in the EJA. The general objective of the work is to provide registration subsidies to the restlessness that permeates the EJA modality, appointing some life's experiences well as to conceptualize the Education of Young People and Adults, highlighting the specificities of their subjects, discussing the issue of the citizenship of the subjects of the EJA in the referred programme and the formation of teachers to this area, reporting some life stories that weave a web of instigation by using descriptive methodology, promoting thereby a knowledge exchange between the Conde community and the Federal University of Paraíba, important contribution promotes the citizenship and the right to education throughout life assured by the Magna Carta of 1988. The theoretical fundamentation of the work is based on the bibliographic research in the dialog with authors that discuss the Education of Young People and Adults like Miguel Arroyo (2017), Marta Khol (1999), Jane Paiva (2009), Paulo Freire (1997) e Magda Soares (2018). The study is of qualitative nature once the object of the research is the human relationship between student and teacher in the context of literacy program, the research field was the municipal school João Gomes Ribeiro in the city of Conde in the Paraíba state. The general objective of the work was achieved providing a registration to the "AGORA VAI" program into the Conde municipality during the experience as literacy teacher and reflecting the knowledges in the formation process and acting in the EJA modality, as well as well as the highlights of the specificities of its subject. It was discussed the citizenship of the subjects of the EJA in the program and the contribution to the teachers training in this area. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-22T17:14:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS04072022.pdf: 2560020 bytes, checksum: f4bad5815b205dce30f9be4fd2c40bcb (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-22T17:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS04072022.pdf: 2560020 bytes, checksum: f4bad5815b205dce30f9be4fd2c40bcb (MD5) Previous issue date: 2022-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Programa Agora Vai | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.title | Programa agora vai: relato de experiência e contribuições para a formação do professor da EJA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Calaça, Suelídia Maria | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho é uma reflexão de um relato de experiência sobre o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos AGORA VAI como uma possibilidade de formação na EJA. O objetivo geral do trabalho é fornecer subsídios de registro no referido programa como contribuição para formação de professores para a modalidade EJA, apontando para algumas trajetórias de vidas para conceitualizar a educação de Jovens e adultos, ressaltando as especificidades dos sujeitos, a metodologia adotada foi descritiva, promovendo desse modo uma troca de saberes entre a comunidade do Conde e a Universidade Federal da Paraíba, contribuição importante para promover a cidadania e o direito à educação no decorrer da vida assegurado pela Carta Magna de 1988. A fundamentação teórica do trabalho está pautada na pesquisa bibliográfica no diálogo com os autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos como Miguel Arroyo (2017), Marta Kohl (1999), Jane Paiva (2009), Paulo Freire (1997) e Magda Soares (2018). O estudo é de natureza qualitativa uma vez que o objeto de pesquisa é a relação humana entre alunos e professora no contexto de um programa de alfabetização, o campo da pesquisa foi a Escola Municipal João Gomes Ribeiro na cidade do Conde no Estado da Paraíba. Os objetivos do trabalho foi alcançado por apresentar o programa AGORA VAI no município do Conde, através da descrição da experiência como professora alfabetizadora no programa e por refletir as aprendizagens no processo de formação e atuação na EJA, assim como os destaques das especificidades de seus sujeitos, foram discutidas a cidadania dos sujeitos da EJA no programa e a participação e atuação docente na formação de professores para a EJA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACS04072022.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
