Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carla Jeanne Costa da-
dc.date.accessioned2022-07-22T17:57:20Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-07-22T17:57:20Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23849-
dc.description.abstractThe main purpose of this study was to reflect about the presence, or absence, of dance at school, observing its importance as a source of learning. Therefore, we searched for historical and social aspects that emphasize the insertion of dance as a significant tool in the school environment. This is a qualitative research with bibliographical and biographical sources, because it consists of relating theoretical support with memories and life trajectories, from the beginning of school life to the pedagogical training produced through dance. Thus, as sources were used: books, articles, videos, narratives of one's own history, observations and applicability of activities guided by dance. This study is essential to understand the importance of narratives in the formation process and to amplify the visibility and relevance of dance in the formation of subjects. We verified that our society, even with some changes, is still ruled by the power of body control and the dance presented in a reproductive way represents this. something we also saw was a minor evidence of dance in the classroom activities. In this way, the study also has the purpose of bringing the contact with the theme closer, arousing the interest of teachers for activities that have dance in the classroom. We concluded that Dance contributes significantly to our lives, as was seen in the narratives of the experiences lived and consolidated in the transformations caused by its applicability at school. It was possible to notice that the inclusion of dance in school contributes to the integral formation of the subject, because it makes them active agents in the processes of emotional, social and intellectual development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-22T17:57:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CJCS01072022.pdf: 975068 bytes, checksum: a0a44279b42397b00b50451fef878ca0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-22T17:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CJCS01072022.pdf: 975068 bytes, checksum: a0a44279b42397b00b50451fef878ca0 (MD5) Previous issue date: 2022-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleRevisitando memórias de um corpo dançante: a importância da dança movimentar a aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo principal refletir sobre a presença, ou ausência, da dança na escola, observando a sua importância como fonte de aprendizagens. Dessa forma, buscamos aspectos histórico-sociais que ressaltam a inserção da dança como uma ferramenta significante no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com fontes bibliográficas e biográficas, pois consistem em relacionar o suporte teórico com memórias e trajetória de vida, desde o início da vida escolar até a formação docente em pedagogia produzidas através da dança. Com isso, como fontes foram utilizadas: livros, artigos, vídeos, narrativas da própria história, observações e aplicabilidade de atividades norteadas pela dança. Este estudo é importante para compreender a importância das narrativas no processo de formação e ampliar a visibilidade e relevância da dança na formação dos sujeitos. Verificamos que nossa sociedade, mesmo com algumas mudanças ainda é regada ao poder de controle dos corpos e a dança apresentada de forma reprodutiva representa isso, algo que também vimos foi uma menor evidência da dança nas atividades dentro de sala de aula. Desse modo, o estudo também tem como propósito aproximar o contato com a temática, despertando o interesse dos docentes por atividades que tenham a Dança na sala de aula. Concluímos que a Dança contribui de forma significante em nossas vidas, isso foi percebido desde as narrativas das experiências vivenciadas e consolidado nas transformações causadas por sua aplicabilidade na escola. Foi possível perceber que a inserção da dança na escola colabora para formação integral dos sujeitos, pois os tornam agentes ativos nos processos de desenvolvimento emocional, social e intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CJCS01072022.pdf952,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons