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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira Júnior, Adriano Roberto de Melo-
dc.date.accessioned2022-07-22T19:35:26Z-
dc.date.available2022-06-25-
dc.date.available2022-07-22T19:35:26Z-
dc.date.issued2022-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23854-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by THIAGO MARQUIM (tmsm@academico.ufpb.br) on 2022-07-22T19:35:25Z No. of bitstreams: 1 ARMPJ25062022.docx: 152938 bytes, checksum: 5f6ce3a02f37847292f9f413006b9cab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-22T19:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARMPJ25062022.docx: 152938 bytes, checksum: 5f6ce3a02f37847292f9f413006b9cab (MD5) Previous issue date: 2022-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHomicídiopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectDolopt_BR
dc.subjectCulpapt_BR
dc.titleAnálise dos limites entre dolo e culpa no delito de homicídio no trânsitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Ana Clara Montenegro-
dc.description.resumoDiante da latente falta de critérios práticos bem estabelecidos para a aferição do animus do agente no homicídio na direção de veículo automotor, faz-se necessária a análise da atribuição do dolo eventual ou culpa consciente, a partir dos critérios estabelecidos pela doutrina e jurisprudência, em conjunto com os conceitos utilizados por eles. Com isso, é pertinente tentar entender se os indicadores utilizados atualmente no Brasil, são eficientes e, sobretudo, justos. A pesquisa foi feita a partir de revisão da literatura, através do procedimento bibliográfico, investigando circunstâncias dos casos concretos e decisões judiciais. Como parte da pesquisa, primeiramente foi avaliado os limites confinantes entre dolo e culpa, precipuamente, quanto ao dolo eventual e a culpa consciente. Posteriormente, caberá apreciar as implicações práticas e aspectos gerais que circundam o tema. Além disso, serão estudadas as hipóteses de homicídio na direção de veículo automotor que causam mais controvérsia na configuração do dolo ou culpa e, também, os critérios que foram utilizados pelos órgãos julgadores e doutrinadores para lidar com essas conjunturas. E, por fim, haverá a análise do bastante famoso caso “Racha de Berlim”, além de caso bastante polêmico e de grande comoção social em João Pessoa/PB, ocorrido em 2021. A partir da análise do material foi possível perceber inconsistências nas formulações teóricas, pois não conseguem abranger a peculiaridade desses casos, mas também se notou que os órgãos julgadores não estabeleceram indicadores claros para fundamentar suas decisões, o que pode acarretar em forte insegurança jurídica decorrente da possibilidade de arbitrariedades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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