Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Larissa Macêdo-
dc.date.accessioned2022-07-25T17:24:57Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-25T17:24:57Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23994-
dc.description.abstractConstructivism is a very influential current in pedagogy, but it has aspects in the most areas such as sociology, logic, psychology, philosophy of science, being more appropriate to call it thus of "constructivisms", in the plural. Due to some misconceptions, there are educators who think the constructivism only as an educational method, when it also consists of a kind of philosophical current which sees the subject as proactive in the process of knowledge. Our goal general in this work focused on evaluating the sense in which the subject is proactive in this conception and what were the epistemological assumptions behind radical constructivism specifically, given the influence of this aspect in the psychology of education through names such as Francisco Varela, Humberto Maturana and Ernst Glasersfeld. Our hypothesis was that radical constructivism has as its based on epistemic relativism, which was confirmed through the analysis and hermeneutics of excerpts from the works by these authors. We used bibliographic research of an exploratory and qualitative nature, and We based, among other sources, mainly on the works of Ernst Glasersfeld Radical Constructivism: a way of knowing and learning and in the book by Francisco Varela and Humberto Maturana The tree of knowledge. This research took as a starting point the importance that knowledge of the philosophy of education has, in defending that the teacher must have the intellectual commitment to thinking reflectively about its metaphysics, epistemology and, in general, its presuppositions, as these are of crucial importance for the pedagogical practice and the adoption of better methods and practices of action in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-25T17:24:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMN04072022.pdf: 827579 bytes, checksum: 9762a360630ec801cba7ce72e15fdcc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-25T17:24:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMN04072022.pdf: 827579 bytes, checksum: 9762a360630ec801cba7ce72e15fdcc8 (MD5) Previous issue date: 2020-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectRelativismo epistêmicopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.titleRelativismo no construtivismo radical: uma análise das bases epistemológicas na educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Arthur Viana-
dc.description.resumoO construtivismo é uma corrente muito influente na pedagogia, mas que possui vertentes nas mais diversas áreas como sociologia, lógica, psicologia, filosofia da ciência, sendo mais adequado chamá-lo assim de "construtivismos", no plural. Devido a alguns equívocos, há educadores que pensam o construtivismo apenas como um método educacional, quando ele consiste também em um tipo de corrente filosófica a qual enxerga o sujeito como proativo no processo de conhecimento. Nosso objetivo geral neste trabalho se concentrou em avaliar o sentido em que o sujeito é proativo nessa concepção e quais eram os pressupostos epistemológicos por trás do construtivismo radical de forma específica, dada a influência dessa vertente na psicologia da educação através de nomes como Francisco Varela, Humberto Maturana e Ernst Glasersfeld. Nossa hipótese foi de que o construtivismo radical tem como base o relativismo epistêmico, o que foi confirmado através da análise e hermenêutica de trechos das obras destes autores. Usamos a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória e qualitativa, e nos baseamos, dentre outras fontes, principalmente nas obras de Ernst Glasersfeld Construtivismo radical: uma forma de conhecer e aprender e no livro de Francisco Varela e Humberto Maturana A árvore do conhecimento. Essa pesquisa tomou como ponto de partida a importância que o conhecimento da filosofia da educação tem, ao defender que o professor deve ter o comprometimento intelectual de pensar refletidamente sua metafísica, epistemologia e, em geral, os seus pressupostos, pois estes são de importância crucial para o fazer pedagógico e a adoção de melhores métodos e práticas de ação na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMN04072022.pdf808,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons