Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Bruna Carvalho-
dc.date.accessioned2022-07-26T11:50:53Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-26T11:50:53Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23998-
dc.description.abstractThe prevalence of autism is 1 for every 44 children, which implies that it is very likely that teachers, throughout their careers, will come across in their classrooms with students within this specificity. Brazil established from the 1988 Constitution that education is a right for all and, since then, the documents that guide and systematize Brazilian education have adopted an inclusive perspective. Valuing for an inclusive education, it is important to emphasize that it is not limited to the entry of these students into school, making it necessary to think about their permanence. In this sense, the teacher is the professional, together with the school, responsible for thinking, planning and executing strategies so that these students can effectively participate in the school routine. From this context, this research aimed to analyze which elements of the training of teachers who work in regular teaching classes contribute to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The central focus is to expose the current training models and identify the knowledge related to ASD that are part of the teachers' learning repertoire. The research has a qualitative nature, and was carried out through interviews with four teachers from the early years of elementary school at a public school, located in the city of João Pessoa (PB). The interviews were conducted in person and followed a semi-structured script. After data collection, the audio recordings were transcribed and, based on their analysis, they were divided into themes for analysis. The main results are that the training of teachers from a perspective of permanent training helps teachers to assume an inclusive stance. The teachers were able to perceive the characteristics of ASD and build some strategies for the inclusion of these students. However, there is still a need for training aimed at the specificities of these students. In addition, it is essential that the school and the family make a commitment to the training of these students, so that teachers receive more support for their pedagogical work, together with students with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-26T11:50:53Z No. of bitstreams: 1 BCA06072022.pdf: 420726 bytes, checksum: aae0d0b2bbc4289a50d0f9edba6e3f51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-26T11:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BCA06072022.pdf: 420726 bytes, checksum: aae0d0b2bbc4289a50d0f9edba6e3f51 (MD5) Previous issue date: 2022-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessor - formaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleFormação de professores e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoA prevalência de autismo é de 1 para a cada 44 crianças, o que implica dizer que é grande a probabilidade de que professores, ao longo da sua carreira, se deparem-se em suas salas com alunos dentro desta especificidade. O Brasil estabeleceu a partir da Constituição de 1988 que a educação é um direito de todos e, desde então, os documentos que norteiam e sistematizam a educação brasileira adotaram uma perspectiva de caráter inclusivo. Prezando por uma educação inclusiva, é importante ressaltar que ela não se limita a entrada desses alunos na escola, tornando-se, necessário, pensar sobre a sua permanência. Nesse sentido, o professor é o profissional, junto a escola, responsável por pensar, planejar e executar estratégias para que estes alunos consigam participar de forma efetiva da rotina escolar. A partir desse contexto, esta pesquisa objetivou analisar quais elementos da formação dos professores que atuam em classes regulares de ensino contribuem para a inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O foco central é expor os atuais modelos de formação e identificar os conhecimentos relativos ao TEA que fazem parte do repertório de aprendizagem dos professores. A pesquisa possui natureza qualitativa, e foi realizada por meio de entrevistas com quatros professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, localizada no município de João Pessoa (PB). As entrevistas foram realizadas presencialmente e seguiram um roteiro semiestruturado. Após a coleta de dados, os áudios das gravações foram transcritos e, a partir de suas análises, estes foram divididos em temas para à análise. Como principais resultados tem-se que a formação dos docentes a partir de uma perspectiva de formação permanente contribui para que os professores assumam uma postura inclusiva. Os professores conseguiram perceber características próprias do TEA e construir algumas estratégias para a inclusão destes alunos. No entanto, ainda se faz necessária formações voltadas às especificidades destes alunos. Além disso, se faz imprescindível que a escola e a família assumam o compromisso com a formação destes alunos, de forma que os professores recebam mais apoio para o seu trabalho pedagógico, junto aos alunos com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCA06072022.pdf410,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.