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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24000
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maísa Maria da-
dc.date.accessioned2022-07-26T14:17:36Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-26T14:17:36Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24000-
dc.description.abstractThis Course Completion Work presents how the use of Augmentative and Alternative Communication can help and help people with complex communication needs to develop skills in their social environment. Thus, the objective of this research is to analyze the process of pedagogical intervention with a child with complex communication needs through the use of Augmentative and Alternative Communication. A 4-year-old and 5-month-old female child with complex communication needs, without a confirmed diagnosis, participated in the research. For the development of the research, first, the Operationalized Portage Inventory Manual and the Protocol for Assessment of Communicative Skills in Family Situations were used to assess the child's skills. After the evaluation, a pedagogical intervention program was started using Augmentative and Alternative Communication, using the logbook and filming as data collection instruments. The evaluation and intervention period lasted four months. After data collection, the filming data were transcribed and compiled with data from the logbook records. Then, the data were analyzed using content analysis. As a result, it was found that the use of Augmentative and Alternative Communication resources could facilitate the process of learning, interaction and living with children with complex communication needs, thus offering greater autonomy. Thus, it can be concluded that the use of Augmentative and Alternative Communication was effective for what was proposed in this research, thus contributing to the pedagogical and social development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-26T14:17:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS06072022.pdf: 521899 bytes, checksum: ee4cba525251e7a40ad6df8b5ac605a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-26T14:17:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS06072022.pdf: 521899 bytes, checksum: ee4cba525251e7a40ad6df8b5ac605a1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação suplementar e alternativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleComunicação suplementar e alternativa: analisando uma intervenção com uma criança com necessidades complexas de comunicaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso vem apresentar como o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa pode auxiliar e ajudar pessoas com necessidades complexas de comunicação a desenvolverem habilidades em seu meio social. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de intervenção pedagógica com uma criança com necessidades complexas de comunicação por meio do uso da Comunicação Suplementar e Alternativa. Participou da pesquisa uma criança de 4 anos e 5 meses, do sexo feminino, com necessidades complexas de comunicação, sem diagnóstico confirmado. Para o desenvolvimento da pesquisa, primeiramente, foram utilizados o Manual do Inventário Portage Operacionalizado e o Protocolo para Avaliação de Habilidades Comunicativas em Situação Familiar para fazer a avaliação das habilidades da criança. Após a avaliação, iniciou-se um programa de intervenção pedagógica com o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo e filmagens. O período de avaliação e intervenção teve duração de quatro meses. Após a coleta de dados, os dados das filmagens foram transcritos e compilados com os dados dos registros do diário de bordo. Em seguida, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultados, verificou-se que o uso de recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa pôde facilitar o processo de aprendizagem, interação e convívio da criança com necessidades complexas de comunicação, oferecendo assim, uma maior autonomia. Desta forma, pode-se concluir que o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa se fez eficaz para o que foi proposto nesta pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento pedagógico e social da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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