Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Rozeneide Terezinha de Lima-
dc.date.accessioned2022-07-27T13:23:15Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-27T13:23:15Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24008-
dc.description.abstractThe involvement of the family with the school favors the reflection of different aspects, such as the moral values that are in a certain decadence today, in addition to the focus on pedagogical and psychological aspects, effectively improving school performance and children's behavior. In this sense, in order to develop this monograph, we have listed as a general objective to emphasize the importance of the family at school for the school performance of children and the development of moral values. The specific objectives consisted of reflecting on the roles and functions of families and the school in children's development; to analyze the consolidation of Early Childhood Education from the perspective of the Law of Directives and Bases (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC) and its relationship with the family in children's school and moral performance; and discuss possibilities and difficulties of the presence of families in students' school life in a partnership perspective in order to develop values in early childhood education. As for the methodology, at first, we resorted to a bibliographic research, after that moment, we opted for the qualitative one, which is pointed out by theorists as being of great relevance in the study of social and human sciences. The approach was based on field research, in E.M.E.I. Francisca Soares de Lacerda – municipality of Conceição and E.M. Domingos Lopes Nozinho – municipality of Pedra Branca, both in the state of Paraíba. It is noteworthy that the active participation of the family in school has been the subject of several studies, such as those by Silva and Kaulfuss (2020); Pires and Amaro (2020); Costa e Souza (2019) and Costa, Silva e Souza (2019), taking into account factors such as student behavior in the classroom and problems of adaptation. The results showed that the presence of the family at school has a positive impact both on student learning and on the development of moral values.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-27T13:23:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLL08072022.pdf: 691434 bytes, checksum: 22154fca9e779f387cc94a2230e5a3f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T13:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTLL08072022.pdf: 691434 bytes, checksum: 22154fca9e779f387cc94a2230e5a3f5 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFamília-escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectValores moraispt_BR
dc.titleA relação família e escola na educação infantil: trabalhando os valores na perspectiva moralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Veridiana Xavier-
dc.description.resumoO envolvimento da família com a escola favorece a reflexão de diferentes aspectos, como por exemplo, os valores morais que estão em certa decadência hoje, além do foco nos aspectos pedagógicos e psicológicos, melhorando de modo efetivo, o rendimento escolar e o comportamento das crianças. Nesse sentido, com vistas a desenvolver essa monografia, elencamos para objetivo geral enfatizar a importância da família na escola para o desempenho escolar das crianças e o desenvolvimento de valores morais. Já os objetivos específicos constaram de refletir sobre os papéis e as funções das famílias e da escola no desenvolvimento das crianças; analisar a consolidação da Educação Infantil na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com a família no desempenho escolar e moral das crianças; e discutir possibilidades e dificuldades da presença das famílias na vida escolar dos alunos numa perspectiva de parceria a fim de desenvolver os valores na educação infantil. Quanto à metodologia, a princípio, recorremos a uma pesquisa bibliográfica, após esse momento, optamos pela qualitativa, a qual é apontada por teóricos como de grande relevância no estudo das ciências sociais e humanas. A abordagem se deu por uma pesquisa de campo, nas escolas E.M.E.I. Francisca Soares de Lacerda – município de Conceição e E.M. Domingos Lopes Nozinho – município de Pedra Branca, ambas no estado da Paraíba. Destaca-se que a participação ativa da família na escola tem sido alvo de diversos estudos, como os de Silva e Kaulfuss (2020); Pires e Amaro (2020); Costa e Souza (2019) e Costa, Silva e Souza (2019), tendo em conta fatores como o comportamento dos alunos em sala de aula e os problemas de adaptação. Os resultados mostraram que a presença da família na escola impacta de forma positiva tanto na aprendizagem dos alunos quando no desenvolvimento de valores morais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTLL08072022.pdf675,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons