Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24012
Tipo: | Tese |
Título: | Análise de aceitação e intenção de uso de redes sociais acadêmicas pela comunidade científica brasileira |
Autor(es): | Córdula, Flavio Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Araújo, Wagner Junqueira de |
Resumo: | As tecnologias digitais, de um modo geral, e as mídias sociais, em particular, estão transformando continuamente as práticas de pesquisa, as condições de trabalho e a identidade profissional dos pesquisadores por meio de práticas de comunicação científica digitais e em rede. Nesse cenário de comunicação e produção científica, as redes sociais acadêmicas surgem como um espaço concebido para ser utilizado especificamente pelo público intelectual, acadêmico e envolvido em pesquisas. Essas redes são internacionais, globais, e seus usuários cadastrados são contabilizados nos milhões. Diante desse contexto, esta tese teve como objetivo analisar, por meio da Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia, a aceitação e a intenção de uso de redes sociais acadêmicas a partir da ótica da comunidade científica brasileira. Esta tese configura-se como um estudo descritivo e exploratório, sob o amparo das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas. O questionário utilizado como instrumento de coleta de dados ficou aberto a respostas por 47 dias consecutivos e alcançou 1.172 respostas. As análises dos dados coletados evidenciaram que a utilização de redes sociais acadêmicas pode ajudar o público acadêmico a obter ganhos de desempenho nos seus estudos, pesquisas científicas e/ou trabalho e que há, de fato, benefícios à comunicação científica e ao fluxo de trabalho do pesquisador. As redes sociais acadêmicas foram consideradas de fácil utilização e seus membros tendem, de modo geral, a executar as ações que pretendem. Ficou evidenciado, também, que a influência social quanto ao uso de redes sociais acadêmicas parece ser tímida, indicando que sua utilização acontece por vontade própria, independente de pressão ou imposição dos pares ou de outros grupos de interesse dos quais seus membros façam parte. Já os recursos de análise e altmetria parecem representar, de alguma forma, um índice relevante no que diz respeito à reputação de um pesquisador usuário de redes sociais acadêmicas. De modo geral, concluiu-se que as redes sociais acadêmicas alcançaram um grau de aceitação relevante e que seus usuários tentem a continuar utilizando-as para conduzir seus estudos, pesquisas científicas e/ou trabalho. Além disso, o modelo proposto nesta tese pode ser utilizado – na íntegra ou apenas como guia – para explorar e avaliar a aceitação e a intenção de uso de redes sociais por pesquisadores, docentes e discentes em outros cenários e em populações distintas. |
Abstract: | Digital technologies in general and social media in particular are continually transforming research practices, working conditions and the professional identity of researchers through digital and networked scientific communication practices. In this scenario of communication and scientific production, academic social networks emerge as a space designed to be used specifically by the intellectual, academic and research public. These networks are international, global, and their registered users are counted in the millions. Given this context, this thesis aimed to analyze, through the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology, the acceptance and intention to use academic social networks from the perspective of the Brazilian scientific community. This thesis is configured as a descriptive and exploratory study, under the support of qualitative and quantitative methodological approaches. The questionnaire used as a data collection instrument was open to responses for 47 consecutive days and reached 1,172 responses. The analysis of the collected data showed that the use of academic social networks can help the academic public to obtain performance gains in their studies, scientific research and/or work and that there are, in fact, benefits to scientific communication and the workflow of the researcher. Academic social networks were considered easy to use and their members tend, in general, to perform the actions they want. It was also evidenced that the social influence regarding the use of academic social networks seems to be timid, indicating that their use happens naturally, regardless of pressure or imposition from peers or other interest groups of which their members are part. Additionally, the analysis and altmetrics resources seem to represent, in some way, a relevant index with regard to the reputation of a researcher user of academic social networks. In general, it was concluded that academic social networks have reached a relevant degree of acceptance and that their users try to continue using them to conduct their studies, scientific research and/or work. In addition, the model proposed in this thesis can be used – in its entirety or just as a guide – to explore and assess the acceptance and intention to use social networks by researchers, teachers and students in other settings and in different populations. |
Palavras-chave: | Redes sociais acadêmicas Inovações na comunicação científica Teoria unificada de aceitação e utilização de tecnologia Academic social networks Innovations in scientific communication Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24012 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FlávioRibeiroCórdula_Tese.pdf | 10,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons