Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Thiago Costa-
dc.date.accessioned2022-07-27T19:56:07Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-07-27T19:56:07Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030-
dc.description.abstractThis thesis is composed of two independent essays in the field of economics of education that have public school as the object of study. The first essay aims to evaluate the effect of public school in the different ranges of student results in Enem, seeking to capture the differences in performance from the analysis by quantile. To this end, a model based on quantile regression is used to capture the difference in conditioning factors along the distribution of results and the semi-parametric model of sample selection based on regression by extreme quantiles is applied to overcome the endogeneity problem. The results point to a significant difference in educational opportunities to the disadvantage of public school students. The second essay seeks to identify the consequences of the implementation of the PNE proposal for democratic management in public elementary schools from the 5th to 9th grade on educational quality. To this end, a longitudinal data analysis is employed, considering the Ideb score per school. The estimation considered robust and clustered standard errors to overcome the heteroscedasticity problem. The results indicate the importance of training managers and teachers to improve the quality of public schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-21T11:06:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoCostaCarvalho_Tese.pdf: 1827901 bytes, checksum: be5d16ee43907fb2a0f7303755e06cd9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-07-27T19:56:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoCostaCarvalho_Tese.pdf: 1827901 bytes, checksum: be5d16ee43907fb2a0f7303755e06cd9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T19:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoCostaCarvalho_Tese.pdf: 1827901 bytes, checksum: be5d16ee43907fb2a0f7303755e06cd9 (MD5) Previous issue date: 2021-07-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho educacionalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectRegressão de quantis extremospt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectQualidade educacionalpt_BR
dc.subjectDados em painel robustospt_BR
dc.subjectEducational performancept_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectExtremal quantile regressionpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectEducational qualitypt_BR
dc.subjectRobust panel datapt_BR
dc.titleEnsaios sobre economia da educação: escola pública, impactos e consequênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Wallace Patrick Santos de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207157049820845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5464243586926251pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é composta por dois ensaios independentes na área de economia da educação que têm como objeto de estudo a escola pública. O primeiro ensaio pretende avaliar o efeito da escola pública nos diferentes intervalos de resultados dos alunos no Enem, buscando captar as diferenças de desempenho a partir da análise por quantil. Para isso, é utilizado um modelo baseado em regressão quantílica para captar a diferença dos condicionantes ao longo da distribuição dos resultados e aplicado o modelo semi-paramétrico de seleção de amostra baseado em regressão por quantis extremos para superar o problema da endogeneidade. Os resultados apontam uma significativa diferença de oportunidades educacionais em desfavor do aluno proveniente da escola pública. O segundo ensaio buscar identificar consequências da implantação da proposta do PNE para a gestão democrática nas escolas públicas de ensino fundamental do 5º e 9º ano sobre a qualidade educacional. Para isso é empregada uma análise com dados longitudinais considerando o resultado por escola do Ideb. A estimação considerou erros-padrão robustos e clusterizados para superar o problema da heterocedasticidade. Os resultados indicam importância da capacitação dos gestores e professores para melhoria da qualidade das escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoCostaCarvalho_Tese.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons