Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24033
Tipo: Dissertação
Título: Reserva cognitiva e habilidades visuoespaciais em pessoas com comprometimento cognitivo leve
Autor(es): Coutinho Neto, Antonio Leite
Primeiro Orientador: Alves, Nelson Torro
Primeiro Coorientador: Calvo, Bernardino Fernández
Resumo: As habilidades visuoespaciais, classificadas como percepção espacial (PE) (habilidades elementares) e pensamento espacial (PsE) (habilidades complexas), tem sido cada vez mais estudadas com o intuito de se compreender como estão afetadas no comprometimento cognitivo. A reserva cognitiva (RC) permite que, mesmo na presença de deterioração cerebral, o desempenho cognitivo se mantenha estável até os limites da reserva e compensação neural do indivíduo. Porém, ainda não se sabe como a RC afeta o desempenho de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL) nas tarefas de PE e PsE. O objetivo deste estudo observacional caso controle foi analisar o desempenho de participantes cognitivamente saudáveis e com CCL com alta e baixa RC em tarefas de PE e PsE utilizando inteligência pré-mórbida (IPM) e escolaridade como proxies da RC. Participaram do estudo 45 idosos, dos quais 23 eram cognitivamente saudáveis e 22 tinham CCL. Todos os participantes passaram por uma avaliação neuropsicológica que incluiu a Battery for Visuospatial Abilities para avaliar a PE e o PsE e um teste de decisão lexical para avaliar a IPM. Os resultados indicaram que, quando a RC é baixa houve diferenças significativas em tarefas da PE e do PsE entre os participantes. No entanto, quando a IPM ou a escolaridade são altas nos participantes com CCL, as diferenças de desempenho entre eles e os participantes cognitivamente saudáveis deixa de existir nas tarefas da PE, mas se mantém nas do PsE. Esses resultados indicam que a RC pode compensar a deterioração cerebral no desempenho de tarefas visuoespaciais mais elementares, mas não nas mais complexas.
Abstract: Visuospatial abilities, classified as spatial perception (SP) (elementary) and spatial thought (ST) (complex), have been increasingly studied to understand how they are affected in cognitive impairment. Cognitive reserve (CR) allows, even in the presence of brain deterioration, cognitive performance to remain stable up to the limits of the individual's neural reserve and compensation. However, it is not yet known how CR affects the performance of older adults with mild cognitive impairment (MCI) in SP and ST tasks. The aim of this observational case-control study was to analyze the performance of cognitively healthy participants with MCI with high and low CR in SP and ST tasks using premorbid intelligence (PMI) and education as CR proxies. A total of 45 older adults participated in the study, of which 23 were cognitively healthy and 22 had MCI. All participants underwent a neuropsychological assessment that included the Battery for Visuospatial Abilities to assess SP and ST and a lexical decision test to assess PMI. The results indicated that, when CR was low, there were significant differences in SP and ST tasks among participants. However, when PMI or education are high in participants with MCI, the performance differences between them and cognitively healthy participants cease to exist in the SP tasks, but remain in the ST tasks. These results indicate that CR can compensate for brain deterioration in the performance of more elementary, but not more complex, visuospatial tasks.
Palavras-chave: Envelhecimento patológico
Habilidades visuoespaciais
Neuropsicologia
Reserva cognitiva
Pathological aging
Visuospatial skills
Neuropsychology
Cognitive reserve
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24033
Data do documento: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioLeiteCoutinhoNeto_Dissert.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons