Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReinaldo, Camila Barbosa-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:29:09Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-28T13:29:09Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24038-
dc.description.abstractChildren's literature has great importance in children's lives, being very relevant for their formation to hear many stories. This work discusses the theme from a research that sought to investigate the understanding of early childhood education teachers about children's literature and the practices carried out with children in a Reference Center in the city of Sapé/PB. The research was supported by authors such as Kuhlmann Jr. (2010), Ujiie and Pietrobon (2008), Oliveira (1992), Nascimento (2015), Kramer (1995), Paschoal and Machado (2009) and Ferreira (2000), to support brief historical considerations on Early Childhood Education in Brazil . In addition to Souza and Feba (1998), Coelho (1991), Lajolo (1986), Zilberman (1986), Bettelheim (2009), Abramovich (2009) and Alves (2006) to support the discussion about literature and its importance in Education Childish. The research subjects were three pre-I teachers from the morning shift. A qualitative approach was used as a research strategy and a structured questionnaire with 6 subjective questions and a multiple-alternative question was used to collect data. The analysis of the answers given by the teachers was carried out from the thematic analysis. From the data it was possible to understand that, although the teachers were not clear about the theoretical sources used by them on a daily basis, it was noticed that they use different techniques when working with literature with children, such as: mini- theatre, playful toys , literary clothesline, etc., in addition to having a good understanding of the importance of literature for children's creative, social, emotional and cognitive development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-28T13:29:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CBR12072022.pdf: 740760 bytes, checksum: cc69bfe99e9ce304369d585c66bb091e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-28T13:29:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CBR12072022.pdf: 740760 bytes, checksum: cc69bfe99e9ce304369d585c66bb091e (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleLiteratura na educação infantil: contribuições e estímulos para imaginação das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luísa Nogueira de-
dc.description.resumoA literatura infantil tem grande importância na vida das crianças, sendo muito relevante para sua formação ouvirem muitas histórias. Este trabalho discute a temática a partir de uma pesquisa que procurou investigar a compreensão das professoras de educação infantil acerca da literatura infantil e as práticas realizadas com as crianças em um Centro de Referência do município de Sapé/PB. A pesquisa apoiou-se em autores como Kuhlmann Jr. (2010), Ujiie e Pietrobon (2008), Oliveira (1992), Nascimento (2015), Kramer (1995), Paschoal e Machado (2009) e Ferreira (2000), para fundamentar as breves considerações históricas sobre a Educação Infantil no Brasil. Além de Souza e Feba (1998), Coelho (1991), Lajolo (1986), Zilberman (1986), Bettelheim (2009), Abramovich (2009) e Alves (2006) para fundamentar a discussão sobre a literatura e sua importância na Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras do Pré-I do turno da manhã. Utilizou-se como estratégia de pesquisa a abordagem qualitativa e para coletar os dados foi utilizado um questionário estruturado com 6 perguntas subjetivas e uma questão de múltiplas alternativas. A análise das respostas dadas pelas professoras foi realizada a partir da análise temática. A partir dos dados foi possível captar que, apesar das professoras não terem sido claras sobre as fontes teóricas utilizadas por elas no dia a dia, percebeu-se que elas utilizam diversas técnicas ao trabalhar a literatura com as crianças, como: miniteatro, brinquedos lúdicos, varal literário etc., além de ter boa compreensão sobre a importância da literatura para o desenvolvimento criativo, social, emocional e cognitivo das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBR12072022.pdf723,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons