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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24067
Tipo: Dissertação
Título: Sujeitos de direitos com prioridade absoluta? como acontece a gestão e a educação nas instituições de acolhimento públicas para crianças e adolescentes no município de João Pessoa
Autor(es): Guimarães, Larissa Lira
Primeiro Orientador: Bispo, Marcelo de Souza
Resumo: As instituições de acolhimento devem ofertar os cuidados básicos de alimentação, higiene, proteção. Além desses cuidados básicos, as instituições de acolhimento devem ter como objetivo auxiliar as crianças e adolescentes a lidarem com sua história de vida, contribuindo para que eles adquiram consciência de si, fortaleçam sua identidade e construam seu lugar social. Devem ainda estimular as crianças e adolescentes a se perceberem como uma pessoa com potencial, ajudando-os a conquistarem a autoestima, autoconfiança, a autonomia e a emancipação. Para atingir esses objetivos que vão além do mero acolhimento, as instituições precisam se revestir de uma proposta educativa, que não se desenvolve exclusivamente no ambiente escolar (educação formal), podendo acontecer fora do marco do sistema oficial (educação não-formal). Partindo do pressuposto que o desenvolvimento de um espaço de educação não-formal em instituições de acolhimento necessita de uma gestão que tenha uma intencionalidade educativa e que valorize o papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de gestão e educação nas instituições de acolhimento públicas para crianças e adolescentes que estão localizadas no município de João Pessoa. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, que busca a partir de dados exploratórios e descritivos, compreender os fenômenos sociais estudados por meio da interação com o campo. O estudo foi realizado na cidade de João Pessoa – PB e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 14 entrevistas que envolveram profissionais das instituições de acolhimento e voluntários das organizações não governamentais e projeto sociais. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise com base nos dados coletados por meio das narrativas. Ao analisar os dados, foi possível observar que os profissionais das instituições reconhecem o papel educativo que desempenham na vida dos acolhidos, porém relatam que a sobrecarga de trabalho impede que eles desempenhem suas funções educativas. Parte da sobrecarga relatada pelos educadores é proveniente das diversas dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento na gestão dos recursos financeiros, dos recursos humanos e na intersetorialidade com a rede. Essas questões afetam diretamente sob os processos educacionais, fazendo com que a educação seja mais um dos direitos das crianças e adolescentes que são negligenciados pelas instituições de acolhimento. Assim, nos resultados ficou demonstrado que não existe uma intencionalidade educativa por parte da gestão e nem uma valorização do papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições de acolhimento. É percebido a realização de processos educacionais visando desenvolver integralmente as crianças e adolescentes. Contudo eles não são desenvolvidos pelas instituições de acolhimento que acabam por contar com a ajuda das ONG’s e projetos sociais para garantir que as crianças e adolescentes tenham uma educação integral.
Abstract: Host institutions should offer basic food care, hygiene, protection. In addition to these basic care, the host institutions should aim to help children and adolescents to deal with their life history, contributing to them acquiring awareness of themselves, strengthening their identity and building their social place. They should also encourage children and adolescents to perceive themselves as a person with potential, helping them to conquer self-esteem, self-confidence, autonomy and emancipation. In order to achieve these objectives that go beyond mere reception, institutions need to be in line with an educational proposal, which does not develop exclusively in the school environment (formal education), which may happen outside the framework of the official system (non-formal education). Assuming that the development of a non-formal education space in host institutions requires management that has an educational intention and values the role of educator played by the professionals of the institutions, the presente study aims to understand the processo of management and education in public reception institutions for children and adolescents located in the municipality of João Pessoa. It is a qualitative approach, which seeks from exploratory and descriptive data, to understand the social phenomena studied through interaction with the field. The study was conducted in the city of João Pessoa - PB and the data were obtained through semi-structured interviews. Thus, 14 interviews were conducted involving professionals from the host institutions and volunteers from non-governmental organizations and social projects. After data collection, the interviews were fully transcribed from the recordings and the analysis was applied based on the data collected through the narratives. When analyzing the data, it was possible to observe that the professionals of the institutions recognize the educational role they play in the lives of the welcomed, but report that the work overload prevents them from performing their educational functions. Part of the burden reported by educators comes from the various difficulties faced by host institutions in the management of financial resources, human resources and intersectoriality with the network. These issues directly affect under educational processes, making education another one of the rights of children and adolescents that are neglected by the host institutions. Thus, in the results, it was demonstrated that there is no educational intentionality on the part of management or an appreciation of the role of educator played by professionals of the host institutions. Educational processes are perceived in order to fully develop children and adolescents. However, they are not developed by the host institutions that end up relying on the help of ONG’s and social projects to ensure that children and adolescents have an integral education.
Palavras-chave: Instituições de acolhimento
Criança e adolescente
Educação não-formal
Gestão pública
Institucionalized foster care
Child and adolescent
Non-formal education
Public management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24067
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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