Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24102Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Galiza, Igor Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2022-07-31T01:01:58Z | - |
| dc.date.available | 2022-06-29 | - |
| dc.date.available | 2022-07-31T01:01:58Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24102 | - |
| dc.description.abstract | Arbitration is an alternative dispute resolution procedure, in which through an arbitration clause or arbitration agreement, the parties submit to arbitrators the competence of making a binding decision on the conflict. Despite being widely used between privates, much has been discussed about the possibility of arbitration with the Public Administration. In this paper, an analysis will be made of the obstacles that were used against arbitration with the Public Administration, such as the principle of legality, unavailability and supremacy of the public interest and the principle of publicity. The legislative advances on the subject over the years and the specificities of arbitration in the administrative legal regime will also be analyzed, and at the end the results of the research carried out with public and private lawyers will be presented, which aimed to transcribe the professional’s perception in relation to the practical aspects of arbitration with the Public Administration. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by THIAGO MARQUIM (tmsm@academico.ufpb.br) on 2022-07-31T01:01:58Z No. of bitstreams: 1 IAG29062022.pdf: 760412 bytes, checksum: 95a76618c7791e80b3a186240441f385 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-31T01:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IAG29062022.pdf: 760412 bytes, checksum: 95a76618c7791e80b3a186240441f385 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arbitragem | pt_BR |
| dc.subject | Administração pública | pt_BR |
| dc.subject | Meios de resolução de conflitos | pt_BR |
| dc.subject | Regime jurídico administrativo | pt_BR |
| dc.title | Arbitragem com a Administração Pública: aspectos teóricos e a visão de seus agentes | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Ana Paula Correia de Albuquerque da | - |
| dc.description.resumo | A arbitragem é um meio alternativo de resolução de conflitos no qual, através de uma cláusula compromissória ou compromisso arbitral, as partes delegam a terceiros, os árbitros, a competência de julgar o litígio. Apesar de ser muito utilizada entre os particulares, muito se discute sobre a possibilidade de a Administração Pública se valer da arbitragem para dirimir seus conflitos. No presente trabalho, serão trabalhados os obstáculos que eram levantados em face da arbitragem com a Administração Pública, tais como o princípio da legalidade, a indisponibilidade e supremacia do interesse público e o princípio da publicidade. Será analisado também os avanços legislativos sobre o tema ao longo dos anos. Em seguida, serão visitadas as especificidades da arbitragem no regime jurídico administrativo e, ao final, apresentar-se-ão os resultados da pesquisa realizada com advogados públicos e privados, que visou transcrever a percepção dos profissionais em relação à aspectos práticos da arbitragem com a Administração Pública. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Direito - Santa Rita | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IAG29062022.pdf | 742,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
