Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Anselmo Firmino de-
dc.date.accessioned2022-08-01T13:08:41Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-08-01T13:08:41Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24116-
dc.description.abstractThe goal of this undergraduate thesis is to assess how the students of Music Education and Bachelor’s degrees at the Federal University of Paraiba, with concentration in Classical Guitar, approach anxiety in the performance setting. The nature of the research is qualitative with descriptive design, using a semi-structured questionnaire, distributed among ten guitar students of the institution, as the primary data collection instrument. The research has shown that the anxiety experienced by the participants is within the expected parameters, both in terms of symptoms and degree of intensity. The research also pointed out that the main strategy used by students to deal with the anxiety is the use of controlled breathing exercises. A few other strategies mentioned by the participants have yielded some positive effect.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-01T13:08:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFP06072022.pdf: 2790138 bytes, checksum: 5bcbefd27f576cba719913be170c0535 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-01T13:08:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFP06072022.pdf: 2790138 bytes, checksum: 5bcbefd27f576cba719913be170c0535 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectViolão - Ensinopt_BR
dc.subjectPerformance musical - Ansiedadept_BR
dc.subjectMúsica - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleAnsiedade na performance musical: um estudo com alunos da licenciatura e do bacharelado em violãopt_BR
dc.title.alternativeAnxiety in musical performance: a study with undergraduate and bachelor's degree students in guitarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Albergio Claudino Diniz-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo conhecer como os alunos dos cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em Violão, lidam com a ansiedade na performance musical. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com delineamento descritivo. Um questionário semiestruturado foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, a dez alunos de violão da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa demonstrou que a ansiedade experimentada pelos participantes está de acordo os padrões esperados, tanto em relação ao grau de ansiedade da performance musical como nos sintomas relatados por eles. A pesquisa ainda apontou que os alunos fazem uso da respiração como principal estratégia para lidar com a ansiedade na performance musical e que as demais estratégias por eles apontadas também surtem algum efeito positivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] DSM-5 American Psychiatric Association. trad. Maria Inês Corrêa Nascimento; Paulo Henrique Machado; Regina Machado Garcez; Régis Pizzato; Sandra Maria Mallmann da Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ANDRADE, Laura Helena S. G.; GORENSTEIN, Clarice. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 25, n. 6, p. 285–290, 1998. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001019089 Acesso em: 14 abr. 2021. BASTOS, Elaine Tainá de Azevedo. Ansiedade em performance musical: investigação e análise da realidade dos alunos de música da Universidade Federal da Paraíba. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí-ba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6596 Acesso em: 18 abr. 2021. BRENNAND, Edna Gusmão de Goes. Gestão aprendente: cenários convergentes. João Pessoa: UFPB, 2017. CASTILLO, Ana Regina G. L.; ASBAHR, Fernando R.; RECONDO, Rogéria; MANFRO, Gisele G. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22 Supl II, p. 20– 23, dez. 2000. Disponível em: https://bit.ly/3p4efWb Acesso em: 22 abr. 2021. CERQUEIRA, Daniel Lemos. Proposta para um modelo de ensino e aprendizagem da performance musical. Opus, v. 15, n. 2, p. 105–124, dez. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3nRcEn0 Acesso em: 14 abr. 2021. CURY, Augusto Jorge. Ansiedade: como enfrentar o mal do século. [S. l.]: Saraiva, 2013. FIGUEIREDO, Edson Antônio de Freitas. Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores. Curitiba: Appris, 2020. FREITAS, Tiago Viana de. Ansiedade na performance musical: relato de experiência e estudo de caso aplicado a alunos de trompete da UFOP e UFRJ. In: SIMPOM, 6., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/simpom/article/view/10753 Acesso em: 25 out. 2021. GRINGS, Ana Francisca Schneider; HENTSCHKE, Liane. Performance musical pública: sucesso e fracasso na perspectiva de estudantes de bacharelado em instrumento do Rio Grande do Sul. ABEM, v. 21, n. 31, p. 23–34, dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3CSbhJ2 Acesso em: 24 abr. 2021. GROSS, S.; MUSGRAVE, G. Can music make you sick: a study into the incidence of musicians’ mental health. University of Westminster: MusicTank, 2016. Disponível em: https://bit.ly/30ZClZC Acesso em: 30 ago. 2021. KENNY, Dianna T.; OSBORNE, Margaret S. Music performance anxiety: new insights from young musicians. Advances in Cognitive Psychology, v. 2, n. 2–3, p. 103–112, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.2478/v10053-008-0049-5 Acesso em: 21 fev. 2021. LEAHY, R. L.; FIGUEIRA, Vinicius (Trads.). Livre de Ansiedade. [S. l.]: ARTMED, 2011. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=dF5IXwAACAAJ Acesso em: 15 abr. 2021. MACIENTE, Meryelle Nogueira. Estratégias de enfrentamento para a Ansiedade de Performance Musical (APM): um olhar sobre músicos profissionais de orquestras paulistas. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153009/pt br.php Acesso em: 18 abr. 2021. MEJÍA, Carlos Mario Gómez. Estratégias para o controle da ansiedade na performance musical. 2016. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8668 Acesso em: 24 abr. 2021. MIRANDA, Adelia Ferraz Daher. Ansiedade e depressão em indivíduos com disfonias funcionais e organufuncionais. 2014. Dissertação (mestrado) - Universidade de São Paulo, Bauru, 2014. MOURA, Andreza Matins de; BARTOLINI, Aurea Leite; REIS, Carolaine Silva dos; SILVA, Cybele Peres; LOURENÇO, Luzia da Silva; SANTOS, Rosana Aparecida dos. Prevalência de transtorno de ansiedade em acadêmicos do curso de farmácia de uma instituição privada na Amazônia. . ISSN, v. 7, n. 1, p. 10, 2017. Disponível em: https://facsaopaulo.edu.br/por-que-afsp/revista-saberes/ Acesso em: 30 jul. 2021. PAPAGEORGI, Ioulia; HALLAM, Susan; WELCH, Graham. Modelo conceitual para a compreensão da ansiedade na performance musical. Tradução de Fernanda T. Zanon. Orfeu, v. 3, n. 1, p. 116–144, 23 out. 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018116 Acesso em: 17 jun. 2021. PAPAGEORGI, Ioulia; HALLAM, Susan; WELCH, Graham Frederick. A conceptual framework for understanding musical performance anxiety. Research Studies in Music Education, n. 28, p. 83–107, jun. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249831140_A_conceptual_framework_for_underst a nding_musical_performance_anxiety Acesso em: 24 abr. 2021. PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2017. RABELO, Paulo; MÁRMORA, Cláudia; RIBEIRO, Luiz. A eficácia do biofeedback HRV na redução da ansiedade de performance musical: um estudo inicial. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 19, n. 2, p. 197–207, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3FMXFAL Acesso em: 4 jun. 2021. SANTOS, Gueber Pessoa. Ansiedade na performance musical: a experiência de profissionais da clarineta no Brasil. Bahia: UFBA, 2017. p. 193. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26005 Acesso em: 2 jul. 2021. SILVA, José Washington Florêncio da. Ansiedade na performance musical - simulações de performance para constatação de efeitos: uma análise através da experiênci-ação no âmbito da Escola de Música da UFRN. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28441 Acesso em: 2 jun. 2021. SILVA, José Washington Florencio da; FARIAS, Ranilson Bezerra de. Ansiedade na performance musical: constatação, sintomas e atividades práticas propostas para seu enfrentamento, no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma pesquisa em andamento. XXIX Congresso da Anppom, n. 29, 26 ago. 2019. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/schedConf/presentations Acesso em: 24 abr. 2021. SINICO, Andre; WINTER, Leonardo L. Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta. Opus, v. 19, n. 1, p. 239–264, jun. 2013. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/158 Acesso em: 24 abr. 2021. SINICO, Andre; WINTER, Leonardo L. Ansiedade na performance musical: definições, causas, sintomas, estratégias e tratamentos. Revista do Conservatório de Música da UFPel, n. 5, p. 36–64, 2012. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/158 Acesso em: 24 abr. 2021. TELES, Leandro. O cérebro ansioso: Aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno. São Paulo: Alaúde, 2018. WORLD HEALTH ORGANIZATION (Org.). Depression and other common mental disorders global health estimates. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?sequence=1 Acesso em: 1 ago. 2021. ZANON, Fernanda Torchia. Ansiedade na performance musical: uma intervenção pedagógica no contexto dos cursos de Graduação da Escola de Música da UFMG. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34570/1/Tese%20Fernanda_FINALpdf.pdf Acesso em: 9 jun. 2021. ZANON, Fernanda Torchia; MARINHO, Helena; COIMBRA, Daniela; MARTINS, Marta. Ansiedade na performance musical: estudo de caso com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Opus, v. 22, n. 2, p. 325–348, dez. 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFP06072022.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons