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dc.creatorRodrigues, Fabiana Machado Guedes-
dc.date.accessioned2017-09-25T11:35:22Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2017-09-25T11:35:22Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2411-
dc.description.abstractThe present research had as objective to analyze the methodological contributions of teaching when discussing the operation of multiplication with a group of the 4th year of a public school of the municipality of João Pessoa, Paraíba, in integral regime. In order to do so, we adopt as theoretical reference the ideas of researchers such as: Van de Walle (2009), Farias, Azeredo and Rêgo (2016) and the current official documents (BRASIL, 1997; 2016) in the area of mathematics. The methodology adopted in this study regarding the objectives was characterized as an exploratory research, of the simple case study type, regarding the analysis and the acquisition of the data. We used semi-structured questionnaires as the main instrument. The study was carried out between August and October in the participating school, with 21 students enrolled in the 4th year of elementary school who were enrolled in the school system. We initially diagnosed the class using the questionnaire. The instrument was composed of two parts that verified the profile of the students and the previous content of multiplication. The results of this first stage were unsatisfactory satisfactory, so we decided to carry out an intervention period where we discussed the various concepts of the multiplication operation using concrete materials and solving diverse problems. This intervention took place throughout the month of September of the correct year. At the end, we performed a new verification (post-test) to evaluate the impact of the intervention where we found that the assimilation of the concept of multiplication was satisfactory in solving the proposed problems and also helped in the greater concentration of students, autonomy, reading and interpretation And in the development of calculation strategies. In this way we conclude that the methodology of Problem Solving and the use of the concrete materials helped in the understanding of the concepts of the multiplication of the participants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-25T11:35:22Z No. of bitstreams: 1 FMGR12122016: 1221772 bytes, checksum: e0f82a0cd7f6fa6d07ef8ae6a43ad532 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-25T11:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMGR12122016: 1221772 bytes, checksum: e0f82a0cd7f6fa6d07ef8ae6a43ad532 (MD5) Previous issue date: 2016-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.titleUtilização de materiais concretos no ensino da matemática: um estudo de caso explorando a operação de multiplicação no sistema integral de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andrea Dantas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415151252488130pt_BR
dc.contributor.referee1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições metodológicas de ensino ao discutirmos a operação de multiplicação com uma turma do 4° ano de uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba, em regime integral. Para isso adotamos como referencial teórico as ideias de pesquisadores, tais como: Van de Walle (2009), Farias, Azeredo e Rêgo (2016) e os documentos oficiais vigentes (BRASIL, 1997; 2016) da área da matemática. A metodologia adotada neste estudo quanto aos objetivos caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso simples, quanto à análise e a aquisição dos dados. Utilizamos como principal instrumento questionários semiestruturados. O estudo foi realizado entre os meses de agosto a outubro na instituição escolar participantes, com 21 estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados, que frequentavam o sistema integral da rede escolar. Inicialmente diagnosticamos a turma utilizando o questionário. O instrumento foi composto por duas partes que verificou o perfil dos estudantes e o conteúdo prévio de multiplicação. Os resultados desta primeira etapa foi insatisfatório satisfatório, então resolvermos realizar um período de intervenção onde discutimos os vários conceitos da operação de multiplicação utilizando materiais concretos e resolução de problemas diversificados. Esta intervenção ocorreu durante todo o mês de setembro do correte ano. Ao final, realizamos nova verificação (pós-teste) para avaliamos o impacto da intervenção onde constatamos que a assimilação do conceito de multiplicação foi satisfatória na resolução dos problemas propostos e também ajudou na maior concentração dos estudantes, na autonomia, na leitura e na interpretação e no desenvolvimento de estratégias de cálculos. Desta forma concluímos que a metodologia de Resolução de Problemas e o uso dos materiais concretos ajudaram na compreensão dos conceitos da multiplicação dos participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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