Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2412
Tipo: TCC
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: IMAGENS E AUTOIMAGENS DE PROFESSORES (AS) DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EJA
Autor(es): Lima, Kelliane Medeiro de
Primeiro Orientador: Xavier, Wilson José Félix
referee1 : Albino, Ângela Cristina Alves
referee2: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: Sabe-se que são raros os trabalhos que discutem sobre identidade docente e sobre imagens e autoimagens de professores, principalmente, se estes forem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disto o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de construção da identidade docente do(a) professor(a) de Ciências/Biologia da EJA e sua percepção sobre imagens e autoimagens docentes. A pesquisa foi realizada com docentes dos Municípios de Areia e Remígio – PB, e teve como fonte de obtenção dos dados a realização de um grupo focal e uma entrevista individual, também foi utilizado o método de foto-elicitação em ambos os casos. Foi utilizada na pesquisa visões de alguns autores sobre o tema, tais como: Arroyo(2011), Nóvoa et. al(1995), Bauman(2005), entre outros autores. De acordo com os fatos obtidos, foi possível verificar que os(as) entrevistados(as) se vêem como professores(as) participativos(as). Foi possível notar também que nem todos os participantes da pesquisa estão satisfeitos em lecionar na modalidade EJA, pois ficam sempre comparando com o ensino regular em termos de interesse, dinâmica da turma, etc. Para alguns participantes é bastante gratificante ensinar a EJA e o Ensino Regular, pois, assim têm uma visão de ambos os lados. Os(As) docentes ressaltaram alguns aspectos importantes na construção da identidade tais como: formação, experiência em sala de aula de EJA, sensibilidade e aprendizado com outros(as) docentes.
Abstract: It is well recognized that researches about teacher identity, images and their self-images are rare, mainly if they teach in Youth and Adult Education (EJA). Regarding to this, in this work, it was aimed to analyze the process of identity construction of Science/Biology teachers of EJA and their perception about teacher image and self-image. The research was carried out with teachers from the cities of Areia and Remígio - PB, and it had a focal group and an individual interview as a source of data collection, also the photo-elicitation method was used in both cases. It was used on this research some points of view from a few authors, for example: Arroyo (2011), Nóvoa et. al (1995), Bauman (2005), among others. According to the obtained information, it was possible to observe that the respondents see themselves as participatory teachers. Also, it was noted that not all participants of the research are fulfilled as teaching in the EJA modality because they are frequently comparing to the regular education in terms of interest, class dynamics, and so on. For some participants it is quite gratifying to teach in the EJA and Regular Teaching as they have a vision of both sides. The teachers emphasized some important aspects in the construction of identity such as: training, experience in the EJA classroom, sensitivity and learning with other teachers.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - Biologia
Autopercepção Docente.
EGA - Identidade Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Básicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2412
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KML22022017.pdf863,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.