Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24131
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões sobre a composição de músicas de compositores (as) brasileiros (as) nos cursos de oboé das instituições de ensino superior do Brasil de 2016 a 2021 |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on the composition of songs by Brazilian composers in the oboe courses of higher education institutions in Brazil from 2016 to 2021 |
Autor(es): | Nascimento, Junielson de Paula |
Primeiro Orientador: | Domingues, Ravi Shankar Magno Viana |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de nossa inquietação quanto à inserção da música de compositores(as) brasileiros(as) nas instituições de ensino superior do Brasil. O advento do ensino de oboé no Brasil data do período Joanino quando da chegada da corte, várias instituições de cunho artístico foram criadas, dentre elas o Imperial Conservatório de Música. Pela própria influência de Portugal, o modelo de ensino adotado foi o conservatorial europeu que contempla em seu repertório o barroco, clássico e romântico europeus, basilares na formação de um oboísta. Tal modelo possibilita o desenvolvimento técnico e musical dos alunos, mas não estimula o diálogo com outras possibilidades pedagógicas. Assim, o objetivo da presente pesquisa é refletir sobre o modelo pedagógico adotado no Brasil e contribuir para a ampliação do panorama musical para o oboé, principalmente no que se refere ao repertório brasileiro. A pesquisa foi realizada em 4 etapas. Na primeira, realizamos uma revisão bibliográfica para conhecer o processo de construção do repertório de compositores(as) brasileiros(as) para oboé, compreender o desenvolvimento do ensino do oboé no Brasil, bem como para selecionar procedimentos metodológicos que nos permitissem obter a fundamentação para realização desta pesquisa. A segunda etapa constitui-se da aplicação de questionários semiestruturados aos docentes e discentes. A terceira consistiu na realização de uma pesquisa documental dos programas dos recitais da classe de oboé da UFPB. Por fim, a quarta etapa tratou de analisar os questionários a partir do referencial teórico e do cruzamento de dados obtidos nos questionários dos docentes, discentes e da pesquisa documental resultando na obtenção de um panorama da inserção do repertório de compositores(as) brasileiros(as) nas instituições de ensino superior brasileiras. A discussão acerca do modelo de ensino de oboé ainda é muito incipiente, por esse motivo é necessário estabelecer um processo reflexivo que conceba novas possibilidades pedagógicas, que contemplem as mais diversas matrizes que compõem o mosaico do fazer musical e por consequência ampliem o repertório nas instituições de ensino superior brasileiras proporcionando a inserção das músicas de compositores(as) brasileiros(as). |
Abstract: | The present work is the result of our restlessness about the insertion of music by Brazilian composers in Brazilian higher education institutions. The advent of oboe teaching in Brazil dates back to the Joanino period, when several art institutions were created with the arrival of the court, among them the Imperial Conservatory of Music. Due to Portugal's influence, the teaching model adopted was the European conservatory, which includes in its repertoire the European baroque, classical and romantic styles, essential in the oboist's education. This model allows for the technical and musical development of the students, but does not stimulate dialogue with other pedagogical possibilities. Thus, the objective of the present research is to reflect on the pedagogical model adopted in Brazil and to contribute to the expansion of the musical panorama for the oboe, especially regarding the Brazilian repertoire. The research was conducted in four stages. In the first stage, we carried out a bibliographic review to understand the process of construction of the repertoire of Brazilian composers for oboe, to understand the development of oboe teaching in Brazil, as well as to select methodological procedures that would allow us to obtain the background for this research. The second step was to apply semi structured questionnaires to the teachers and students. The third stage consisted of a documental research of the recital programs of the oboe class at UFPB. Finally, the fourth step was to analyze the questionnaires based on the theoretical framework and on the cross referencing of the data obtained in the questionnaires of the teachers, students and the documentary research, resulting in an overview of theinsertion of the repertoire of Brazilian composers in Brazilian higher education institutions. The discussion about the oboe teaching model is still very incipient, for this reason it is necessary to establish a reflective process that conceives new pedagogical possibilities, which contemplate the most diverse matrixes that compose the mosaic of musical making and consequently expand the repertoire in Brazilian higher education institutions providing the insertion of Brazilian composers' music. |
Palavras-chave: | Música - Ensino Compositores - Brasil Obpé (Instrumento musical) - Ensino Oboé - Repertório |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24131 |
Data do documento: | 1-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPN25072022.pdf | 5,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons